quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

NÃO POSSO CALAR

pr

Ontem fui a uma igreja de minha cidade e, ao ver a pregação de um Pr famoso, meu coração se entristeceu muito ao, mais uma vez, me deparar com uma pregação distorcida, preparada com o intuito de incentivar a oferta. É triste ver o evangelho da salvação ser reduzido a um evangelho de lucros e vantagens financeiras:
- Oferte e você ganhará em dobro! Dê tudo o que você tem e você conquistará tudo nesta terra!
O que tem esse comércio a ver com o evangelho de Cristo? Foi essa a mensagem que Jesus pregou na cruz?
Ao contrário do que tentam mostrar, esse tipo de mensagem que tem impregnado os púlpitos das igrejas parece muito mais com o discurso de Satanás à Jesus, durante a tentação no deserto, que prometia o mundo e suas riquezas a Jesus se Ele o adorasse.
Você pode me dizer que minha comparação é exagerada, mas a sensação que tenho é que a tentação é a mesma, só que de uma forma bem maquiada e “santa”:
- Faça sua oferta de sacrifício, dê à igreja o que você não tem pra dar e Deus te recompensará dando-lhe três, sete, dez vezes mais!
Não me espantaria em nada se um desses pastores criasse um dia o “fundo de capitalização de Jeová”. Só falta isso:
- Faça a sua oferta e as portas dos céus vão se abrir! Todos os prêmios são seus!
Mas não pense que estamos muito longe disso não… Dias atrás vi um outro Pr. pedindo uma oferta em troca de um cartão de crédito que, “inspirado por Deus” ele havia criado. Aí, quando você quisesse alguma coisa era só “passar o cartão” e Jeová iria dar:
- Passou no shopping? Não tem dinheiro? Passe o cartão que Jeová dá!
Parece piada, mas não é. Vi muitos crentes, membros de minha igreja, ofertando em troca do tal cartão.
Pra dizer a verdade, gostaria de estar escrevendo outro tipo de mensagem para você agora, mas o Espírito do Senhor me incomoda e não posso me calar diante de tanta manipulação e distorção do evangelho.
O que leva as pessoas a caírem nesse tipo de golpe? (porque, pra mim, não passa de charlatanismo).
Creio que principalmente a falta de conhecimento da Palavra e de intimidade com o Senhor. Jesus disse que erramos porque não conhecemos as escrituras. Erramos porque não conhecemos a vontade do Senhor, erramos porque não podemos agradar quem não conhecemos.
Se analisarmos a Palavra do Senhor vemos uma linha traçada de gênesis ao apocalipse, que trata-se do plano de salvação para o homem. Jesus veio ao mundo, se fez homem, passou pela dor da cruz para cumprir esse plano. Seu principal ensinamento foi o amor. Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Ele nos ensinou e mostrou a importância do perdão e nos alertou sobre o perigo do apego às coisas materiais, porque onde está o nosso tesouro aí está o nosso coração. Em Mateus 19:21, disse ao jovem rico: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me”. Uma clara demonstração da importância do desapego aos bens matérias.
Onde está o evangelho de Cristo nestas pregações tão disputadas e concorridas em nossas igrejas?
Amados, não podemos permitir que o amor ao dinheiro, às riquezas e ao poder nos transformem em cegos espirituais.
É inquestionável a importância do dízimo das ofertas para nossa vida  espiritual.
Acredito também que devemos nos empenhar para a manutenção da Obra, sustentando as congregações, os seus pastores e mestres, os missionários no campo e a promoção da justiça. É para isso que o dízimo recolhido deve ser utilizado!
Mas e  a nossa motivação ao dar o dízimo? Quando damos o dízimo estamos lembrando que tudo o que temos vem do Senhor, e nossas primícias são o reconhecimento de sua bondade e cuidado em nossas vidas. O dízimo que agrada ao Senhor e que move suas mãos para abençoarmos é aquele dado com sinceridade e alegria. Nossa motivação ao dizimarmos não pode ser outra a não ser a adoração ao nosso Deus e a adoração sincera gera bênçãos sem medidas em nossas vidas.
Quando ofertamos estamos dizendo ao Senhor: o dinheiro não manda em minha vida, sou livre de qualquer apego, meu Deus é o Senhor dos exércitos. E, naturalmente, ofertando o nosso melhor, recebemos também o melhor de Deus porque Ele é galardoardor daqueles que O amam e o servem sinceramente.
Dízimo e oferta são necessários na vida do cristão que busca crescimento e amadurecimento espiritual, mas são apenas um detalhe.
O que Deus quer mesmo de nós é sinceridade, desprendimento para amar, fidelidade e perseverança no cumprimento de sua Palavra.

Pense nisso…
Por maiores que sejam nossas conquistas aqui na terra e por maiores que sejam os nosso sonhos, o que importa mesmo é o que virá depois…
Ceu ou inferno? Salvação ou perdição?
Em que você tem depositado a sua confiança?
Onde estão os seus valores?
Se você tem dado mais valor às posses do que à comunhão com Cristo, se tem tentado a Deus com dízimos e ofertas doados por interesse, algo em sua vida espiritual está errado e precisa ser concertado enquanto é tempo.
Jesus nos disse em Lucas 12, 22-31 “Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
Buscai antes o reino de Deus…
Busque o Senhor de todo o seu coração e TUDO, NO TEMPO CERTO, lhe será acrescentado.


Por Deyse Melo