terça-feira, 30 de outubro de 2012

A persistência da Mulher Cananéia



''Então Jesus respondeu e disse:Ò mulher,grande é a tua fé:Seja isto lhe feito conforme tu desejas.E desde aquele momento a sua filha ficou sã.''Mateus 15:28

Este versículo me instiga a força que tem as mulheres,sua persistencia diante das dificuldades da vida,principalmente diante das negações.E neste caso,não se tratava de uma mulher conhecedora de Deus,apenas de uma mãe desesperada pela má  saúde  espiritual e psicológica da filha.
Aqui,esta mulher ,cananéia,das regiões de Tiro e Sidom,ou seja,fora dos limites de Israel e Jerusalém,havia ouvido falar sobre a fama de um certo Jesus,que por onde passava mudava a vida das pessoas.Curava enfermos,expulsava demônios,fazia renascer a esperança através do perdão,ensinava coisas sobre humildade,sinceridade,e substituía o espírito religioso que imperava naquela época,por um relacionamento paternal entre o homem e Deus,sincero e de doação mútua(Deus doando seu melhor ao homem,e o homem entregando seu tudo a Deus).

Ao vê-lo,-não por si mesma,mas pela filha que estava endemoniada-a mulher começou a chamá-lo em alta voz,e não desistia,mesmo percebendo que Jesus se negava a olhar para trás e atendê-la,e que seus discípulos,que com ele estavam,a achavam um tanto o quanto inoportuna..
''mas ele não lhe respondeu palavra.E seus discípulos ,chegando ao pé dele rogaram-lhe dizendo:Mande-a embora,que vem gritando atrás de nós.''Mateus 15:23

Aparentemente,Jesus não estava disposto a atende-la,estava focado em realizar sua maravilhosa obra na vida dos israelitas,e não -até então-de outros povos,cultuadores de outros deuses,
e a frase que ele lhe disse foi:
''Eu não fui enviado senão ás ovelhas perdidas da casa de Israel.(vers.24)

isso me soa mais ou menos como ;
''Lamento muito,mas você não estava inclusa em meus planos,eu não esperava um pedido tão veemente de alguém que não é comprometido com Deus. ''
Inesperadamente a mulher prostrou-se,o adorou e revalidou seu pedido de socorro:
''Senhor,socorre-me!''(vers 25)

Jesus ainda argumenta:
Não convêm pegar o pão dos filhos e dá-lo aos cachorrinhos''
e ela lhe respondeu:
''Mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores''.
E diante disto, Jesus não tinha mais como negar-lhe a bênção,e como diz o versículo que abriu a postagem ,fez conforme ela desejava,curando-lhe a filha.

Isto me faz lembrar minha irmã mais nova,que deseja tanto ter um filho,mas ainda não conseguiu engravidar.Dia destes,enquanto almoçávamos ela disse:
_Lê,você que é ''assim com Deus''(no sentido de estar sempre próxima á Deus),pede pra Ele me dar um filho.
 Apenas sorri e guardei comigo meus pensamentos.Em outra oportunidade eu havia dito a ela,que se ela vier a engravidar agora,não saberá nem a quem deve agradecer,pois já buscou a bênção em benzimentos ,simpatias, santos e tantas coisas ,que se Deus der agora o que ela pede,é possível que dê a glória a outros deuses.Ela concordou.
Espero realmente pela conversão desta minha irmã e de toda a minha família materna,oro sempre por isso,mas creio que,se ainda hoje,embora não sejam conhecedores do Deus vivo, clamassem com suas próprias vozes,Deus  os ouviria em suas orações,só pelo ato da persistência,e do reconhecimento de que Ele é Deus e pode sim socorrer.

O mesmo vale pra você que não é evangélico e me lê neste instante.Talvez nunca tenha tido um compromisso sério com o Deus vivo,com Jesus Cristo e com o Espírito Santo.Talvez goste de ''namorar'' várias religiões ao mesmo tempo,de vasculhar o que cada uma delas tem de mais interessante a lhe oferecer,e pode ser que por isso mesmo chegou a este blog.Quer ouvir uma ''palavra bonita'' a respeito do Deus dos crentes,assim como também de vez em quando ama ouvir ''música gospel'',pois te faz bem..

Quero dizer que apesar da sua incerteza,da sua infidelidade e medo de se decidir por Cristo, de você viver cogitando entre dois ou três pensamentos,se persistir,se buscar,se não se importar em se humilhar em oração, perseverantemente clamando a este Deus de milagres(pois nós assim também fazemos),por S eu grande amor e misericórdia,Ele ainda pode te realizar o pedido.
Certamente eu gostaria que isso resultasse em conversão real,que você viesse a deixar tudo o mais para servir somente a Ele;tomara!

O destino da mulher cananéia ,a Bíblia não nos conta,mas ela pelo menos ficou sabendo,que o mérito pela cura da filha endemoniada pertencia a Jesus Cristo,filho de Deus.Cada vez-penso eu ,que olhava para a filha e a via bem,seu coração se enchia de gratidão,deus nenhum entre os deuses dos cananeus ,de Tiro e Sidom, ,fizera por ela,o que o Cristo  de Israel fez..

Hoje está ainda mais fácil, qualquer um de nós,independente do histórico religioso,nacionalidade,cor,estatus social ou quantidade de pecados cometidos,podemos passar a servir somente a Cristo e ter nossas vidas transformadas,através da confissão de nossos pecados e do reconhecimento de que Ele é Suficiente como Senhor e Salvador.

Deixo-lhe este convite e as duas opções que a Bíblia nos dá em ser abençoado:
A de receber a bênção em forma de migalhas,como as que são dadas aos cachorrinhos,ou 
 a de sentar-se a mesa e comer livremente a porção dos filhos.
Todos os que veem a Ele,de maneira alguma,Ele lançará fora.

*Abraço e paz!

oração de hoje:

Senhor,Tu podes dar o filho que minha irmã tanto quer,e pode atender esta pessoa que esta lendo e sendo tocada por este texto,que se encontra exatamente como aqui está descrito.Ouve o clamor destes que estão indecisos,salva-os por suas infinitas misericórdias,mas muito mais do que comer migalhas das suas bençãos,eles se decidam em te aceitar como único Senhor e Salvador,e comer em tua mesa,como filhos amados.Te peço e agradeço em nome de Jesus,amém.


Por Alessandra Barcelos