quinta-feira, 18 de outubro de 2012

tristeza...




Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria. João 16:20
  
Hoje  algo me trouxe a memória este versículo.

Estas palavras foram ditas por Jesus antes de ser entregue a morte;foram  ditas á seus discípulos,
preparando-os para um período em que as coisas erradas lhes pareceriam vitoriosas,enquanto as certas seriam supostamente  derrotadas.Era isto que aconteceria quando o Filho de Deus fosse crucificado: fariseus e hipócritas,religiosos cegos pensariam ter acabado com o ''mito'' Jesus enquanto seus seguidores,aqueles que viram-no realizar milagres por amor e compaixão,seriam obrigados a presenciar uma relativa derrota do Mestre e consequentemente-por serem seus discípulos- suportarem ser  tratados como heréticos sem merecer.

   A situação em que estas palavras foram ditas com certeza é superior a qualquer outra circunstancias onde pudessem ser repetidas,literalmente um momento crucial;mesmo assim a parte a do versículo que diz''Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará'' traduz um sentimento que eu,e provavelmente você que me lê ,sabemos muito bem como é:sentirmos tristeza sem merecer, enquanto todas as demais pessoas em volta parecem estar alegres. 

  Não é legal, ver tudo em volta dando certo para  as outras pessoas,enquanto para nós esta dando tudo errado..soa como  uma brincadeira de mau gosto,uma piada...como aquele papel que escapa aos nossos dedos e voa ao vento..quando nos agachamos para pegá-lo,ele torna a voar para longe,nos fazendo de bobos atrás dele.Também com uma criança faminta olhando pela vidraça de uma pizzaria as mesas cheias e pessoas saboreando seus pratos satisfeitas enquanto seu pequenino estômago permanece á roncar .

   Ana, futura mãe do profeta de Samuel , quando ainda era estéril, sentia isto ao ver Penina-sua competidora-brincando com os filhos: o mundo se alegrando e ela sentindo profunda tristeza, ao ponto de rejeitar o alimento..e quantos outros servos de Deus assim também puderam sentir!
Ex:José preso enquanto seus irmãos desfrutavam da prosperidade do pai Jacó,Davi fugindo caluniado..enquanto Saul reinava ...
   
    Quero porém-como disse Jeremias-crer que haverá uma mudança na história,uma reviravolta,não só lembrar da alegria do mundo perante a tristeza do crente,mas sim da parte b do versículo que abre o post: mas a vossa tristeza se converterá em alegria!!! 
Foi guiado por esta esperança que Jeremias em meio ao caos declarou:
O Senhor não rejeitará para sempre.
Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.
Porque não aflige nem entristece de bom grado aos filhos dos homens.Jeremias 3:31-33

Isaías também declarou pelo poder do Espírito de Deus:

Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. Isaías 61:7

   Hoje, ao invés de falar com minhas próprias palavras, terminarei o post, na parte ''oração do dia'', usando como palavra profética a canção de Ana ao ter nos braços seu filho, resultado da resposta de uma oração feita num momento onde se via tristonha e desesperada...a promessa para nós ainda hoje, é que não faz mal que o mundo esteja alegre, e nós estejamos tristes..chegará o momento em que nossa alegria será tão completa que ninguém mais,por mais que deseje ou tente, nos poderá roubar.
Abraço e paz!

oração do dia:

O meu coração se regozija no SENHOR, a minha força está exaltada no SENHOR; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação. 
Não há santo como o SENHOR; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus.
Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança.
O arco dos fortes é quebrado, porém os débeis, cingidos de força.
Os que antes eram fartos hoje se alugam por pão, mas os que andavam famintos não sofrem mais fome; até a estéril tem sete filhos, e a que tinha muitos filhos perde o vigor.
O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz subir.
O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são as colunas da terra, e assentou sobre elas o mundo.
Ele guarda os pés dos seus santos, porém os perversos emudecem nas trevas da morte; porque o homem não prevalece pela força.
Os que contendem com o SENHOR são quebrantados; dos céus troveja contra eles. O SENHOR julga as extremidades da terra, dá força ao seu rei e exalta o poder do seu ungido.
(cântico de Ana em 1Samuel 2:1-10)



Por Alessandra Barcelos