sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Como você mostra sua fé?



O que você fala e o que você faz
Quero contar a vocês três histórias que ouvi de três pessoas diferentes:

1- Certa vez estava conversando com meu tio sobre nem lembro o que e ele começou a falar sobre um rapaz que trabalhava com ele e se dizia crente. Contou que naquela semana o rapaz tinha chego para ele e os demais colegas de trabalho contando vantagem pois tinha acabado de transar com a cozinheira na cozinha. O rapaz era casado, e não era com a cozinheira.

2 – Outra vez estava com meu pai na praia e ele começou a falar também sobre um cara que trabalhava com ele e se dizia crente. Ele estava criticando o cara (com razão) pela forma que agia em relação a outras mulheres. Meu pai disse que o rapaz via na rua uma moça com uma saia curta e começava a dizer “olha o tamanho dessa saia, como uma moça dessa pode querer que alguém a respeite?”, mas quando via uma moça bonita mas usando uma calça comprida seus comentários eram do tipo “olha que gostosa”, e começava a fantasiar coisas. Ele também era casado.

3 – E a terceira história ouvi mais recentemente, de um amigo. Ele disse que foi sair da casa dele de madrugada e o porteiro não estava prestando atenção no portão e não abriu. Então para chamar o porteiro ele buzinou. Quando voltou o porteiro veio lhe dizer que não podia buzinar. Ele disse que buzinou porque ele (o porteiro) não estava olhando, e o mesmo disse que não estava olhando pois estava orando. Bom, eles começaram a discutir mas meu amigo resolveu entrar em casa logo. Quando saiu com o carro o porteiro o xingou. Ao chegar em casa ele interfonou na portaria e começaram a discutir, e diversas vezes o porteiro disse a ele “eu sou um homem de Deus”.

Bom, dá para reparar que as três histórias tem algo em comum, e é exatamente sobre isso que quero falar: como você tem demonstrado sua fé?

Tenho certeza que você também já ouviu histórias parecidas com essas que acabei de narrar. Isso porque, infelizmente, esse tipo de coisa não é raridade.

Ser cristão não é sinônimo de ser perfeito, muito pelo contrário, se fôssemos perfeitos não teríamos porque procurar a Cristo (Mateus 9:12), mas para sermos cristãos de verdade precisamos nos arrepender (Atos 3:19), e se arrepender significa não fazer mais (ou pelo menos tentar).

A cada dia que passa vemos novas igrejas sendo construídas e as já existentes enchendo (glórias a Deus por isso), mas por algum motivo que não sei explicar, a mudança de comportamento da população não muda na mesma velocidade que as igrejas enchem. Quando falo em mudança de comportamento me refiro a menos falcatrua, mais paciência, mais união, menos brigas, menos traições, menos bebedeiras e principalmente mais amor.

É muito fácil ser um Cristão da boca pra fora. É muito fácil continuar vivendo a vida torta que sempre viveu mas encher a boca para dizer “sou um homem de Deus”. É muito fácil ir na igreja aos domingos mas continuar ofendendo e insultando os outros durante a semana. Isso está errado, muito errado.

Há uns meses atrás ouvi de um amigo algo que me magoou muito e me fez pensar muito na forma como vinha me comportando. Ele disse: “você escreve umas coisas legais, na teoria você é uma boa pessoa”. Aquilo atingiu fundo em mim, a ponto de me fazer pensar bastante em como eu vinha me comportando. Pedi perdão a Deus e procurei melhorar a cada dia. Não sei se ele estava brincando ou não, mas me serviu para abrir os olhos.

Sei que muita gente não concorda que devemos viver nossas vidas se preocupando com o que os outros pensam, e eu também penso assim, mas quando temos esse tipo de atitude, não é nosso nome que estamos manchando, mas sim o de Cristo. Aquele que não é cristão e vê esse tipo de coisa enxerga apenas hipocrisia dentro da igreja, e a igreja não é de Fulano ou Beltrano, a igreja é de Cristo.

Nossas atitudes falam muito mais sobre nosso caráter do que nossas palavras, então são elas que devemos usar como exemplo. Nossas atitudes devem ser como a de Cristo:

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!
Filipenses 2:5-8

Você ama a Deus, você quer ser um cristão? Então comece agindo como um. Ser um cristão não é acreditar em Jesus, mas sim tomar como forma de vida os seus ensinamentos.

Que Deus te abençoe e te guarde. Que o Santo Espírito de Deus seja abundante em sua vida para que a cada dia mais você viva essa transformação.


Fonte: Vivendo como Servo