sábado, 1 de dezembro de 2012

Pão Velho


mens139

“Era um fim de tarde de sábado. Eu estava molhando o jardim da minha casa, quando fui interpelada por um garotinho com pouco mais de 9 anos, dizendo:
-Dona, tem pão velho? Essa coisa de pedir pão velho sempre me incomodou Desde criança.
Olhei para aquele menino tão nostálgico e perguntei:
Onde Você mora? – Depois do zoológico.
- Bem longe, hein? – É… mas eu tenho que pedir as coisas para comer.
- Você está na escola? – Não. Minha mãe não pode comprar material.
- Seu pai mora com vocês? – Ele sumiu. E o papo prosseguiu, até que disse:
- Vou buscar o pão. Serve pão novo? – Não precisa, não.
A senhora já conversou comigo, isso é suficiente.
Esta resposta caiu em mim como um raio. Tive a sensação de ter absorvido toda a solidão e a falta de amor daquela criança, daquele menino de apenas 9 anos, já sem sonhos, sem brinquedos, sem comida, sem escola e tão necessitado de um papo, de uma conversa amiga.
Alguns anos já se passaram e continuam pedindo “pão velho” na minha casa… e eu dando “pão novo”, mas procurando antes compartilhar o pão das pequenas conversas, o pão dos gestos que acolhem e promovem”.”

Texto de autoria de Ana Luzia Tocafundo

Pense nisso…

Quantas vezes achamos que a matéria, o recurso financeiro são o mais importante. Quantas vezes deixamos de acolher, de ouvir porque achamos que deveríamos ter algo valioso pra oferecer. E assim, nos afastamos e ignoramos…
Quantos corações solitários, sedentos de atenção, de carinho e amor que nós não socorremos porque achamos que precisamos ter para acolher…
Está escrito em 1 João 4:08 Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. 
Aquele que não ama, aquele que não vive esse amor não conhece a Deus…
Em 1 Cor. 13:3 está escrito: ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. 
Deixe-me fazer uma pergunta, que serve pra mim e pra você: Alguma vez, em nossas vidas, ao atender algum pedinte na rua, paramos para ouvir e conversar? Qual foi a última vez que demos atenção a alguém, sem pressa ou afobação?
Até que ponto uma esmola ou uma doação mais generosa podem transformar e restaurar vidas?

Pense nisso…

O maior dom que Deus nos deu foi o dom de amar. Só o amor é capaz de transpor barreiras, restaurar vidas. Só o amor nos capacita a conhecer a Deus em plenitude…
SE você é daqueles que sonha em ter mais intimidade com o Senhor, faça uso desse dom que é gratuito e infalível. Dê o pão, mas principalmente, acolha, ouça, abrace, converse…

Saia de seu cantinho de conforto e vá ao encontro daqueles que precisam. Viva esse dom que Deus lhe deu e seja feliz!

Por Deyse Melo