segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Tempo de descansar e regozijar


coracaochuva

O tempo esfriou e, de vez em quando, cai uma leve garoa, deixando o clima ainda mais agradável. Acho que  a maioria das pessoas que mora em  lugares de clima quente, deve apreciar bastante essa mudança de clima.
Lembro-me de minha infância, vivida em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.  Morava numa rua que não tinha saída, perto da Fábrica Compacto e de um pequeno aeroporto. Confesso que foram os melhores tempos dos quais tenho lembrança. Tempos de total inocência e despreocupação. Conhecíamos todos naquela rua (e olha que apesar de não ter saída era longa, como uma grande avenida) e muitos foram os aniversários, casamentos e festas juninas dos quais participamos.
No entanto, de todas as lembranças de minha infância, recordo-me de forma especial dos dias de frio e chuva como o de hoje, principalmente feriados e finais de semana. Ficávamos todos em casa. A internet ainda não era um vício e sobrava tempo para vermos um filme juntos ou brincar com  algum jogo infantil.  Eu sentia um prazer indescritível naquelas horas de lazer familiar. Até hoje gosto do cheiro da chuva e do vento frio no rosto. São dias em que paro para assistir a um bom filme e compartilhar com a minha família.
O interessante é que, nos dia sem chuva,  o envolvimento da criançada na rua era grande. Brincávamos de tudo um pouco: pique esconde, amarelinha, pula-corda, queimada, boliche e tantas outras brincadeiras de infância que, infelizmente, hoje em dia, foram substituídas pelo computador e pelo vídeo game.  A diversão era garantida com a turminha de amigos, mas meus dias especiais eram os de chuva e frio que passava com meus pais em casa vendo filme, jogando,  ou simplesmente ouvindo suas histórias de vida.
Hoje senti no meu coração de partilhar isso com você…

Não há nada mais precioso neste mundo que a comunhão em família. Há quanto tempo você não tira um tempo para viver esses momentos simples e marcantes?
Há quanto tempo não se diverte com o pouco? Não pára para ouvir histórias, não partilha, não aquieta-se com os seus?
Interessante que,  enquanto escrevo, um trecho da bíblia não me sai da cabeça: Genesis 2: 1-3. Deus separou o sétimo dia para o seu descanso e logo imagino como pode ter sido…  Ele ali, olhando tudo o que havia criado, sentindo o cheiro de sua criação e compartilhando isso tudo com Adão e Eva. Dia feliz e inesquecível foi esse!
Deus, obviamente, não estava cansado. Ele, em primeiro lugar, nos deu o exemplo de que precisamos fazer pausas para restaurar nossas forças. O ser humano precisa de pausas para recuperar sua energia, estabilizar o seu emocional e estreitar sua comunhão com o próximo. Deus também nos ensinava que precisamos parar para regozijarmo-nos. Foi o que Ele fez.  Ele viu o quanto tudo era bom, finalizou o seu projeto  e parou para re-go-zi-jar-se! Abençoado dia de descanso! Abençoado dia de regozijo!

Certamente se Adão e Eva fossem vivos hoje eles diriam com saudades: De todos os dias que vivemos, de todas as experiências marcantes, viagens,  realizações, os que nos  lembramos de forma especial, são aqueles que passeamos com o Senhor pelo Jardim, brincamos, conversamos e partilhamos nossos sentimentos e pensamentos…
Há quanto tempo você não tira um tempo para passear com Deus? Já fez pausas para simplesmente aproveitar o que você tem com alegria, gratidão e regozijo?
Se sua vida tem sido uma intensa correria, uma escalada interrupta, uma busca sem fim por realizações, chegou a hora de fazer pausas, olhar ao seu redor, sentir o cheiro da natureza, observar o que de bom Deus fez em sua, regozijar-se e partilhar. Partilhar com seus familiares, com seu seus amigos e com Deus que o ama e tem lhe conduzido em todas as situações de sua vida.
Se você ainda não fez, comece agora!
Aproveite o dia frio e chuvoso ou os dias de sol e calor. Não importa qual estação você goste mais. O que importa é  que você aproveite o que a vida tem lhe dado de melhor para regozijar-se e partilhar…
Abençoado dia de descanso, abençoado dia de partilha e comunhão!

Vou  me prolongar um pouco mais e lhe falar sobre fé…
Quando descansamos e usufruímos do que temos com alegria e gratidão, mesmo que os dias sejam maus e as dificuldades sejam muitas, estamos dizendo ao Pai: Obrigado por tudo e eu confio em ti!
Aprender a descansar e regozijar-se é um segredo da fé, talvez, a  prova mais difícil que podemos dar de realmente acreditamos. Porque lutar para vencer é normal, agora descansar com alegria em meio à tempestade…
Talvez a vitória ainda não tenha sido completa na sua vida porque você aprendeu a lutar mas não a descansar e a regozijar-se…
Como Deus poderá te dar o muito se você não sabe valorizar o pouco que tem? E se no pouco não tem tempo para compartilhar com a família, como será no muito?

Pense nisso…
Hoje o Senhor nos lembra  que fazer pausas para descansar e regozijar-se é fundamental. Se você ainda não fez, ou esqueceu como se faz, a hora é agora…
Deus abençoe os seus dias!

Por Deyse Melo