quarta-feira, 31 de julho de 2013

PÁSSARO NA MÃO



Conta-se que certa vez, um homem muito maldoso resolveu pregar uma peça em um mestre, famoso por sua sabedoria. Preparou uma armadilha infalível, como somente os maus podem conceber.
Tomou de um pássaro e o segurou nas mãos, imaginando ir até o idoso e experiente mestre, formulando-lhe a seguinte pergunta: “mestre, o passarinho que trago nas mãos está vivo ou morto?”
Naturalmente, se o mestre respondesse que estava vivo, ele o esmagaria em sua mão, mostrando o pequeno cadáver. Se a resposta fosse que o pássaro estava morto, ele abriria as mãos, libertando-o e permitindo que voasse, ganhando as alturas. Qualquer que fosse a resposta, ele incorreria em erro aos olhos de todos que assistissem a cena. Era realmente uma armadilha…
Assim pensou, assim fez.
Quando vários discípulos se encontravam ao redor do mestre, ele se aproximou e formulou a pergunta fatal.
O sábio olhou profundamente o homem em seus olhos. Parecia desejar examinar o mais escondido de sua alma, depois respondeu, calmo e seguro: “o destino desse pássaro, meu filho, está em suas mãos.”

Pense nisso!
A história pode nos sugerir vários aspectos. Podemos analisar a maldade humana, que não vacila em esmagar inocentes para alcançar os seus objetivos.
Podemos meditar na excelência da sabedoria, que se sobrepõe a qualquer ardil dos desonestos.
Mas podemos sobretudo falar a respeito da vida humana, ainda tão mal compreendida. Normalmente, tudo se atribui a Deus, à Sua vontade: as doenças, a miséria, a ignorância,a violência a desgraça…
Triste engano…

A vida nos é dada por Deus mas a qualidade de vida é fruto das ações humanas.
Se o mal impera, é porque os bons se omitem… o cristão se omite…
A mão que liberta o homem da desgraça é a do seu semelhante. Deus usa a mão do homem para ajudar o próprio homem. Mas se não houver mãos disponíveis?
Queremos que nossa realidade mude, queremos uma vida melhor, uma sociedade mais pacífica, mas não fazemos a nossa parte, não disponibilizamos as nossas mãos para Deus agir…

Procuramos ansiosamente a felicidade sempre com a sensação que ela virá no futuro. Sonhamos com a paz futura. Nos esquecemos de disponibilizar nossas mãos para Deus agir…
Fugimos da responsabilidade, não fazemos a nossa parte e culpamos a Deus…
E tem mais…
Muitos querem Deus em suas vidas, querem ver seus milagres, sua ação, sua transformação, mas não abrem seus corações, não lêem sua Palavra, não querem responsabilidade…

A partir de hoje tenha uma postura diferente…
Exercite a vontade de Deus em sua vida e você perceberá que todas as coisas se transformarão. Onde há luz não pode haver trevas e se você der lugar à luz de Deus em sua vida, as trevas certamente acabarão…
Jesus diz em João 8,12: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 

Pense nisso…
Não fique aí culpando a Deus e as pessoas por aquilo que você tem que fazer…
Tenha atitude…

Por Deyse Melo

terça-feira, 30 de julho de 2013

MEMÓRIA…


Tenho enfrentado dias de muita correria, cansaço, algumas decepções e muitas alegrias. Hoje, ao olhar para tudo que tenho que realizar ainda esta semana, confeço que me senti cansada. Perguntando a Deus o que Ele poderia me falar nesta manhã, lembrei-me da conversa que tive que a Pra Lea Mendonça, nos últimos dias, quando ela falou de sua experiência ao escrever a música Memórias. 
“Quero trazer à memória quilo que me traz esperança”. Estamos em tempos difíceis. As lutas diárias são intensas e constantes e muitas são as vezes que nos sentimos fracos…
Como combater o bom combate? Qual a postura que devemos ter para nos mantermos firmes, sem vacilar?
Trazendo à memória quilo que nos traz esperança…
Muitas vezes também somos procurados por pessoas que se vêem desesperadas, angustiadas, sem saída…
Como ajudá-las a prosseguir?
Ensinando-as a trazer à memória aquilo que lhe traz esperança…
Leia ou ouça a mensagem com atenção, ore, reflita e Deus falará ao seu coração!

Diz a lenda que há muitos anos atrás, nos tempos em que os reis governavam soberanamente, em algum lugar da europa, um governante passava por sérios apuros. Por um longo tempo, ele vinha lutando contra um intenso sentimento de derrota que dominava a população. O reino era próspero, de solo fértil, onde tudo se podia plantar, mas mesmo assim, as pessoas viviam desanimadas, descontentes. Havia um peso que atingia a todos, principalmente a liderança, que não tinha idéias novas, que não conseguia mais sonhar.
Até que um dia, passando pelas ruas da cidade, o rei ouviu um canto de um velho, sentado à beira do lago. Ele cantava um versículo de lamentações: “Quero trazer à memória o que pode me dar esperança”. Emocionado e tocado com o cântico, o Rei decidiu fazer um decreto.
A partir daquele momento toda a população iria com ele, diante dele, no primeiro dia da semana, proclamar em alta voz, todos os sonhos que lhes traziam esperança.
Apesar da surpresa inicial, todos aderiram a idéia, que afinal era lei. Como conseqüência, sistematicamente, eles conseguiram eliminar os comentários depreciativos, de derrota, passando a destacar as coisas boas que podiam ainda aproveitar. O ambiente mudou, e o reino prosperou como jamais haviam imaginado…

Pense nisso…
Assim acontece conosco, podemos ter tudo em nossas mãos. Saúde, condições financeiras, família, amigos, mas se não tivermos postura de vencedores, não venceremos. Se não trouxermos sempre à memória aquilo que nos traz esperança, se não tivermos nossos olhos fixos na vitória, não venceremos…
Quantos são aqueles que amargam tristeza e solidão, simplesmente porque tiraram os olhos do alvo, passaram a olhar mais as dificuldades do que seus sonhos, tornaram-se cegos pelo medo e pela falta de fé…

Em Dt 20, versículo 8 vemos que os oficiais de Israel apregoarem entre o povo que os medrosos não descessem à guerra, a fim de que o seu medo não minasse os demais. O versículo diz assim: “E continuaram os oficiais a falar ao povo, dizendo: Qual é o homem medroso e de coração tímido? Vá, e torne-se à sua casa, para que o coração de seus irmãos não se derreta como o seu coração”.

Não deixe o seu medo, o seu desânimo, a sua falta de fé, minar as forças de sua família, daqueles que estão ao seu redor!
Aprenda a trazer à memória aquilo que te traz esperança!
Quando estamos envolvidos por muitas lutas, quando as dificuldades nos cercam por todos os lados, é muito fácil desanimarmos e olharmos tudo pelo foco derrotista. 

Facilmente contaminamos com este desânimo o meio onde vivemos. O inimigo usa situações assim para implantar um espírito de crítica e de descontentamento.
Uma murmuração compartilhada por um, e acolhida por outro, gera dois corações desanimados. Estes se multiplicarão e logo haverá um manto negro sobre aquele meio. 

A Bíblia não fala simplesmente de pensamento positivo, mas de contentamento no lugar de descontentamento, gratidão no lugar de murmuração, esperança no lugar de desânimo.
Olhe ao se redor, observe a sua vida a fundo e você verá que há muito mais motivos para rir do que pra chorar. Aprenda a trazer à memória aquilo que te traz esperança!

Pense nisso!
Deus não se agrada de murmuradores!
Lembre-se de Filipenses 4:13: Posso todas as coisas naquele que me fortalece…
Tenha fé, traga sempre à memória aquilo que te traz esperança e seja feliz!!!

Veja agora o video da Pra Lea Mendonça cantando a música de sua autoria: Memória




segunda-feira, 29 de julho de 2013

QUANTO VALE A COMUNHÃO?

amizade


Quanto vale uma amizade?
Quanto vale o relacionamento humano?
Quanto vale a comunhão, o amor entre irmãos?
Muitas vezes, apesar de sabermos da importância de tudo isso, agimos como se não valesse nada, jogamos no lixo o que Deus nos deu de melhor. Neste final de semana o Senhor falou muito comigo sobre isso.
Mas você deve perguntar, como faço isso se amo meus amigos, sou amável com todos e procuro estar sempre em comunhão?
Isso acontece geralmente quando, nos deixamos levar pela aparência das situações, quando exigimos do outro mais do que deveríamos, quando somos implacáveis em nossos julgamentos…
Quantas vezes nos entristecemos com nossos amigos por causa de questões pequenas, como uma palavra mal colocada, falta de atenção num momento que precisamos de atenção, ausência quando precisamos de sua presença, falta de cuidado quando precisamos de um abraço ou de um simples sorriso…
Olhamos para a aparência das situações, exigimos demais, somos implacáveis…

Ontem tive uma experiência interessante…
Cheguei ao culto com atraso devido a uns imprevistos mas estava tranqüila porque uma amiga guardaria lugar para mim. Cheguei e ela não havia guardado lugar. Tudo bem… Ainda existiam muitos lugares vazios, mas, na minha mente, veio uma flecha do diabo que me fez pensar: Pôxa… num tava nem aí, se a igreja tivesse cheia….
Mas Deus é tremendo e imediatamente o Espírito Santo falou comigo: Não foi ela que não quis guardar lugar pra você, fui Eu que queria que você sentasse em outro lugar…
Instantaneamente meu coração se encheu de alegria porque percebi que estava onde Deus queria que eu estivesse!
O que continuei a remoer ou pensar sobre a questão? Nada não havia o que remoer! Eu estava onde Deus queria que eu estivesse!
Você já pensou que muitas situações pelas quais você passa é porque Deus está querendo te trabalhar? Você acredita que Deus tem controle de TUDO e que, se há uma situação inusitada é para que você cresça? Você já pensou que Deus quer que você exija menos e ame mais?
Situações bobas, tolas, que destroem relacionamentos porque olhamos para a aparência, exigimos demais, somos implacáveis…

Quando nos inflamos e nos deixamos levar por pequenas “falhas”, quando deixamos nosso coração encher de mágoa porque não tivemos a resposta ou atenção que queríamos ter, estamos dizendo para Deus e para nós mesmos: Amizade não vale nada! Relacionar-se e viver a comunhão não tem valor!
Quanto vale uma amizade?
Quanto vale o relacionamento humano?
Quanto vale a comunhão, o amor entre irmãos?
Nesta semana tive a oportunidade também de viver uma experiência muito delicada. Ao tentar agendar um evento, descobri que um querido casal estava profundamente magoado com uma pessoa abençoada, de Deus, usada poderosamente pelo Senhor.

A primeira reação de muitos ao se verem nesta situação é reclamar: ai ai ai! Onde fui me meter! Outros gostam porque vão ter a oportunidade de falar mal de alguém…
Poucos entendem que pode haver um propósito de Deus ao serem colocados no “olho do furacão”. Esquecem que, no mínimo, podem estar sendo “convocados” por Deus para orar pela situação…
Como reagi? No momento me assustei e clamei ao Senhor no meu coração. Em seguida, aconselhei, pacifiquei e pedi autorização para tentar ajudar. Autorizada, passei a noite orando pelo problema e hoje, para a glória e honra do nome do Senhor, consegui encaminhar tudo para uma reconciliação.
Glória a Deus! Tive a oportunidade de viver o evangelho!
Por que estou partilhando isso com você aqui?
Porque talvez você tenha a oportunidade de orar pelo relacionamento de alguém, talvez você tenha a oportunidade de aconselhar alguém, mas não esteja fazendo porque acha que não tem nada a ver com a situação. Talvez você esteja até reclamando com Deus…

Ei!
Sabe aquela situação complicada que você nem gostaria de estar sabendo? Se você sabe é porque você precisa, no mínimo, orar para que o amor de Deus prevaleça e a sabedoria do Senhor conduza…
Quando nos deixamos levar pela aparência das situações, quando julgamos, quando somos implacáveis, quando não compreendemos que, no mínimo, o que Deus quer é que oremos pelos irmãos, estamos dizendo a Ele e a nós mesmos: Comunhão não vale nada! Viver o amor é tolice!
Quanto vale a comunhão, o amor entre irmãos?
Eu poderia ficar aqui citando inúmeras situações que ilustram essa mensagem, mas não precisa…
O que Deus quer que você entenda é que você tem um importante papel junto à aqueles que Deus colocou na sua vida. Deus quer que você ame e, para que isso realmente aconteça, é necessário que você tenha um coração disposto a amar. Sem julgamentos, sem exigências, com pensamentos pacificadores e com muita oração e entrega ao Senhor.

Deus te chama a uma vida de comunhão. E , se por acaso, você se deparar com alguma situação difícil ou incômoda, lembre-se que seu papel é de, no mínimo, orar pelo problema. Se não puder ajudar diretamente, ore. Se sente-se magoado com alguma coisa, ore, se está incomodado, ore.

Lembre-se de Atos 2:42, que nos mostra a postura da verdadeira igreja de cristo: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”.
Viver o amor é o maior mandamento de Deus para sua vida. Buscar a Palavra e orar, sua fonte de poder e sabedoria…

Pense nisso e seja feliz!


Por Deyse Melo

domingo, 28 de julho de 2013

ELE QUER MUDAR SUAS VESTES

roupasmaior

Preparando-me para viajar, faço uma pausa em minha correria para deixar-lhe uma palavra que, tenho certeza, é de Deus para a sua vida. Hoje cedo, ao me levantar, pedi ao Senhor que me desse uma palavra Rhema para deixar para você aqui, uma palavra que transformasse o seu dia e apontasse para você o caminho.


O Senhor me deu então Jeremias 52, 32-34, que diz: “E falou com ele benignamente, e pôs o seu trono acima dos tronos dos reis que estavam com ele em babilônia; e lhe fez mudar as vestes da sua prisão; e passou a comer pão sempre na presença do rei, todos os dias da sua vida. E, quanto à sua alimentação, foi-lhe dada refeição contínua do rei de babilônia, porção cotidiana, no seu dia, até o dia da sua morte, todos os dias da sua vida”.
Não sei como anda a sua vida, não sei o que se passa em seu coração, se você anda triste ou alegre, sereno ou ansioso, sei apenas que o Deus de Abrãao e Jacó, o Deus de Moisés e Daniel, esse Deus te diz hoje que quer mudar a sua situação, quer trocar as suas vestes, dar-lhe vestes de reais.
Por onde você tem andado, o que tem acontecido em sua vida?

Ei!
Não importa a situação na qual você se encontra, não importa se já te disseram que não há jeito, não importa se até mesmo seu coração vem dizendo isso, HOJE o Senhor te diz que quer transforma a sua vida, quer lhe dar o melhor, todos os dias de sua vida…
Suas vestes estão sendo trocadas por vestes reais e isso significa que Deus quer te dar tratamento REAL.
Quais preocupações tem rondado a sua vida? O que tem pesado em seu coração?
Não se turbe o vosso coração, creia em Deus, creia em Jesus que te ama e que dá a vida por você. HOJE o Senhor te diz que te sustentará com uma porção cotidiana todos os dias de sua vida.

Sabe o que isso significa?
Significa que toda ansiedade, medo, aflição, insegurança devem ser repreendidas da sua vida devem ser jogadas fora porque o Senhor te sustentará com uma porção cotidiana, uma porção contínua de rei…
Talvez você pense: “isso não é pra mim, quem sou eu para que Deus me dê um tratamento desse?”
Ei!
Aquele Deus que te formou no ventre materno, aquele Deus que te conhecia antes mesmo que você tivesse nascido, aquele Deus cuja Palavra é verdadeira e imutável te diz HOJE que quer mudar a sua situação!
Mas o que fazer para que isso aconteça?

Confiar… Descansar… Descansar… Confiar…
Faça a sua parte (porque deus não age onde nós podemos agir). Trabalhe, lute, marche, mas DESCANSE sua mente e seu coração em Deus, crendo que, se você está fazendo o possível, Ele está movendo o impossível para te dar a vitória.
Por maior que seja a aparência do mal ou do obstáculo, CREIA, porque se Ele diz que está trocando as suas vestes é porque ESTÁ trocando. O Senhor está mudando a sua realidade, para que você tenha O MELHOR na SUA presença.

Tome posse desta Palavra AGORA, entregue sua vida, suas ansiedades, medos, dificuldades, sonhos nas mãos do Senhor. Creia que Ele está agindo neste momento a seu favor, e que Ele está mudando a sua realidade.
Pense nisso, CREIA E SEJA FELIZ!


Por Deyse Melo

sábado, 27 de julho de 2013

APRENDER A VENCER

OLYMPUS DIGITAL CAMERA


Você já parou para pensar que muitas vezes não tomamos posse das vitorias porque estamos acostumados demais com as derrotas? Sofremos tanto, apanhamos tanto, que não conseguimos mais sonhar e muito menos tomar posse das promessas

Como assim?

Vou te dar um exemplo, baseado em minha própria experiência. Eu vivia pedindo ao Senhor para mandar os recursos financeiros dos quais eu precisava para pagar algumas dividas e investir no meu programa. Um belo dia um empresário chegou para mim e disse: “Deyse quero patrocinar seu ministério por um ano e quero te pagar a vista o valor dos patrocínios.”
Daria para eu pagar o que eu queria pagar investir em equipamentos e ainda sobraria um troquinho.
Sabe o que eu fiz?
Fiquei morrendo de medo!
Medo da responsabilidade, medo de cobranças, medo de algo não dar certo, medo, medo, medo…!
E o que aconteceu?
O Senhor viu que eu não estava preparada, e colocou no coração do empresário de patrocinar sim, mas pagar mensalmente. Perdi a benção porque duvidei, tive medo. Eu estava tão acostumada com o “aperto” que fiquei apavorada com o milagre. O medo roubou a minha fé e Deus viu que tinha que me dar a bênção em doses pequenas por que eu não estava preparada.

Em Isaias 43:18,19 está escrito: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo”.

Não podemos deixar o diabo cauterizar a nossa mente. Ele quer nos fazer acreditar que nossa realidade nunca mudará, e o pior, quer acreditemos que estamos mais seguros assim, do jeito que estamos ou do jeito que sempre fomos, mesmo que no aperto ou mesmo que no pecado.
Não olheis as coisas passadas nem considerais as antigas!
O que passou, passou. Deus tem novidade de vida para mim e para você!
Ele não nos fez para a derrota ou humilhação e, se passamos por isso, não quer dizer que esse é o ponto final.

Veja bem, as tribulações e dificuldades são um grande aprendizado só isso. Com elas crescemos para conquistar um futuro melhor e não o contrário. Tribulações, situações constrangedoras, miséria, doença ou pecado não podem nos aprisionar e nos fazer refém por toda a vida. o Senhor que nos dar vida nova e vida em abunmdância. Para isso é necessário que creiamos.

Sempre peço ao Senhor para ele me ensinar a vencer, por que perder já aprendi com a vida, agora quero viver a nova realidade que ele quer para minha vida. Preciso aprender a receber as bênçãos que Deus tem para mim, preciso tomar posse de seus projetos para minha vida e preciso saber administrar o novo que Ele tem para mim.

Eu não fui feita para viver na derrota, você também não! Deus nos preparou um futuro de bênçãos, prosperidade e conquistas, avance sem medo!
Ele nos diz em Jeremias 29:11: Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Pense nisso!
Disponha-se a vencer
E Seja Feliz!!!
Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.


Por Deyse Melo

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Adore

adore

Esta madrugada acordei cantando o trecho de uma música do Ministério Hebrom, que diz assim: “O adorador derruba gigantes e leões dominados por anjos de Deus serão, meu voto é maior que a fornalha”.

O Espírito Santo me preparava para o dia que seria de muita batalha…
Confesso que teve momentos que tive vontade de correr para o quarto, fechar a porta e chorar aos pés do Senhor…
Tem momentos que parece que estamos andando contra uma tempestade de vento, não é mesmo?
Você anda e o vento parece te empurrar para trás, você se esforça e parece que suas forças não vão te levar para mais além…

E aí, se não estivermos atentos ou se não repreendermos o mal, a angústia e a tristeza toma conta de nosso ser, como Davi declara no salmo 123, 3 e 4: “Pois o inimigo perseguiu a minha alma; abateu-me até ao chão; fez-me habitar na escuridão, como aqueles que morreram há muito. Pelo que o meu espírito se angustia em mim; e o meu coração em mim está desolado”.

Precisamos ter a postura que a Pastora Joyce Meyer fala em seu livro “Campo de Batalha da Mente”, quando fala sobre a depressão que assola nossa alma em tempos de angústia e ansiedade : “A depressão oprime a liberdade espiritual e o poder de uma pessoa. Nosso espírito (fortalecido e encorajado pelo Espírito de Deus) é poderoso e livre. Portanto, Satanás procura oprimir esse poder e liberdade enchendo nossa mente com escuridão e sombra. Por favor, perceba que isso é vital para resistir o sentimento chamado depressão imediatamente após sentir sua chegada. Quanto mais lhe for permitido permanecer, mais difícil será resistir”.

Não podemos permitir que o medo, a tristeza, o desânimo e a ansiedade dominem nosso ser porque, quanto mais tempo dermos brecha para tal situação, mais difícil será sair dela!
Nesses momentos de batalha espiritual precisamos tomar posição, repreender o mal e adorar…
Adorar ao Senhor que está no controle de nossas vidas. Adorar àquele que é fiel e cumpre suas promessas. Adorar ao Rei dos Reis e Senhor dos Senhores!
Porque o adorador derruba gigantes e os leões serão dominados pelos anjos de Deus!
Lembremo-nos que a Palavra de Deus em nossa vida é maior que a fornalha, é maior que a provação, a dificuldade, a humilhação ou qualquer outra situação pela qual estejamos passando.

Você já aceitou Jesus como Senhor de sua vida? Então lembre-se que não há fornalha maior ou mais poderosa que o o voto que você firmou com Jesus ao aceitá-lo. Seu voto é maior que a fornalha!
Adore! Repreenda todo pensamento de tristeza, angústia ou ansiedade e adore!
Seu voto é maior que a fornalha e nosso Deus é fiel para cumprir tudo o que prometeu para nossas vidas.
Adore, adore, adore… e verás a glória de Deus!


Por Deyse Melo

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Só amor romântico não é suficiente!


Nem só de flores e versos vive um casamento! Eu fiz uma enquete no site do nosso ministério, familiaegraca.com.br, com a seguinte pergunta: "O que você acha que mais está faltando em seu casamento?" Das 773 pessoas que participaram, 23% responderam que está faltando "romantismo". É claro que todos nós queremos um relacionamento com poesia, flores, presentes, declarações de amor, surpresas agradáveis etc. Porém, em uma construção, o amor romântico é apenas o ornamento, a decoração, a pintura, os vasos, as plantas, as flores, os quadros na parede, os tapetes etc. Tudo isso é necessário em uma casa, pelo contrário a casa fica sem graça, sem vida, sem alegria, sem beleza. Porém, se o amor romântico é a ornamentação que torna a construção mais bonita e alegre, o amor sacrificial é o alicerce, a fundação. Aonde você está agora, não é possível enxergar o alicerce desta construção, mas é o que sustenta e dá segurança.

A segurança de um relacionamento conjugal depende da profundidade do amor sacrificial do casal. Foi por isso que o apóstolo Paulo escreveu: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou (na cruz) por ela,..." (Ef 5:25) O que determina o sucesso ou o fracasso de um casamento quando o casal experimenta a força dos temporais da vida, é o amor sacrificial. Há uma estatística que diz, que, quando uma doença grave atinge a esposa, colocando-a em uma cama até a morte, o homem tende a 'pular do barco' no meio do caminho, deixando-a morrer sozinha". Esta mesma pesquisa mostra que as mulheres na maioria das vezes vai com o marido doente até o fim. Por que? Falta profundidade do amor-sacrifício. Apesar desta estatística, eu já vi homens sofrerem ao lado da esposa até o ultimo momento, amando-a sacrificialmente.

Em meu casamento eu já vivi um tempo onde o nosso amor sacrificial foi testado. No mês de janeiro do ano de 2006, quando voltamos de férias, eu e minha esposa fomos ao médico para saber sobre o resultado de um exame que ela havia feito antes de viajar. Para o nosso desespero, o resultado que o médico nos passou era que ela estava com um tumor maligno de três centímetros no seio direito. Lembro-me como se fosse hoje, quando o médico começou a desenhar em um papel, mostrando-nos a gravidade e a dimensão do problema, foi difícil acreditar que tudo aquilo estava acontecendo conosco. Ele disse, será um ano onde tudo terá que ser alterado, por causa da cirurgia, da quimioterapia e da radioterapia etc. Após ouvirmos tudo aquilo, saímos da sala em silêncio. Ao chegar no carro, choramos intensamente sem saber o que dizer um para o outro. Quando me refiz emocionalmente, liguei o carro e sai em direção à nossa casa, na rodovia Fernão Dias, parei o carro debaixo de uma árvore para orarmos. Foi a oração mais difícil que já fiz, porque não estávamos orando para brigar com Deus, mas para reconhecer sua soberania e pedir graça para atravessarmos aquele deserto. Depois de orarmos, eu tinha diante de mim a oportunidade para declarar o meu amor sacrificial à minha esposa. Após a oração, eu segurei na mão dela e disse: "Durante todo o tempo que for necessário para o tratamento, vou provar que o meu amor por você não é apenas romântico, mas sobre tudo, sacrifical". O que eu estava tentando dizer para ela era que eu estaria ao seu lado, com cabelo ou sem cabelo, isto porque a quimioterapia faria cair todo os pelos do corpo. Estaria ao seu lado com encontros sexuais semanais ou mensais, por que o tratamento provocaria um mal estar quase insuportável, o que nos obrigaria a se abster sexualmente por um bom tempo. O certo é que foram quase doze meses de tratamento. Quantas vezes quando eu  acordava, ela já tinha acordado bem antes de mim e estava com o rosto molhado de lágrimas. Eu ministrava orando e fazendo um carinho em seu rosto, depois lia um Salmo e cantava o verso de um hino que diz:

"Se tu minh'alma, a Deus suplica,

Espera n'Ele, confiante fica,
Em tuas promessas que são mui ricas
pra te valer!
Por que te abete, oh minh'alma
Espera nele, com fé e calma!
Jesus de todos os teus males salva,
E te abençoa dos altos céus!

Com esta ministração de amor sacrificial, ela dormia mais um pouco. Foram meses viajando para ministrar em eventos para casais, sem tê-la ao meu lado, deixando-a aos cuidados de pessoas amigas. A prova passou, hoje ela está curada, já fez por duas vezes todos os exames solicitados pelos médicos, e o resultado foi que sua saúde está ótima. Amar quando tudo vai bem, é fácil, o grande desafio é amar quando tudo parece lutar contra nós. Após atravessar aquele deserto, saí do outro lado mais doce, mais sensível, mais compreensivo, mais maduro, mais casado, mais romântico!  Hoje voltamos a viajar juntos, namorar, brincar e curtir os nossos filhos com muita alegria. Não basta se preocupar exageradamente com a decoração da casa, se não houve investimento significativo no alicerce.
           
            Só amor romântico não basta, é preciso amor sacrificial!!!


Pr. Josué Gonçalves

quarta-feira, 24 de julho de 2013

GRATIDÃO

 gratidao


Hoje ao acordar e ir fazer o café, recolhi na mesa três embalagens de hamburgueres que foram saboreados onte a noite e “deixados para trás” para serem recolhidos pelo primeiro que chegasse à cozinha hoje (rs). Ao olhar para aquelas embalagens, o Espírito Santo me falou uma palavra: privilégio…
Entendi que Ele me mostrava algo MUITO especial ali…
Imediatamente veio à minha mente a imagem de pessoas famintas, de mãos estendidas. Não foi algo dramático, mas um consciência clara que Deus me deu de como somo privilegiados!
Talvez hoje o seu dia nao esteja sendo fácil, talvez hoje o diabo tenha falado ao seu ouvido que você é um infeliz, que Deus se esqueceu de você…

Mas HOJE o Espírito Santo te fala: Você é um PRIVILEGIADO!
A dor tem sido grande com os problemas da vida? Somos privilegiados…
As decepções tem sido muitas? Somos provilegiados…
O cansaço parece que vai vencer? Somos privilegiados!
Somos privilegiados porque a grande maioria das pessoas não tem acesso à metade de tudo o que temos…
E o que temos feito desse privilégio?
A segunda palavra que o Espírito Santo me falou na cozinha foi GRATIDÃO…
Como tem andado o nosso coração diante de Deus?
Temos tido um coração grato por tudo o que temos recebido ou um coração aflito pelo que ainda não temos?

Quando sofri o acidente na semana passada, ao sair do carro totalmente destruído, fui tentada a ficar triste porque havia perdido o único veículo que tinha, mas imediatamente o espírito Santo me falou: Olhe pra você!
Deus havia me protegido de tal maneira que não sofri um só arranhão!
O carro destruído e eu ali intacta!
Meus olhos se abriram então para o zelo de Deus e o glorifiquei por aquele milagre maravilhoso. Assim tenho feito todos os dias quando  eu e meu irmão saimos a pé pra visitar alguma empresa, fazer alguma matéria ou algo para a obra do Senhor…
Glória a Deus porque Ele é zeloso!
E isso deve acontecer em todas as situações!
Como tem andado o nosso coração diante de Deus?
Temos tido um coração grato por tudo o que temos recebido ou um coração aflito pelo que ainda não temos?

Pense nisso…
E quando a ansiedade e preocupação insistirem em bater no seu coração, páre para olhar para os pequenos detalhes da sua vida, deixe o Espírito Santo falar e sua realidae será mudada!


Por Deyse Melo

terça-feira, 23 de julho de 2013

ONDE HÁ EXAGERO…


Achava-se, certa vez, um grande filósofo, na sala do trono. Em dado momento o Rei dirigiu-se ao sábio e perguntou:
- Dizei-me, honrado sábio: como deve agir um magistrado? Com extrema severidade a fim de corrigir e dominar os maus, ou com absoluta benevolência a fim de não sacrificar os bons?
Ao ouvir a pergunta, o rabi chamou um servo, que se achava perto, e pediu-lhe que trouxesse dois baldes sendo um com água fervente e outro com água gelada.
Havia na sala, adornando a escada que conduzia ao trono, dois lindos vasos dourados de porcelana. Eram peças preciosas, quase sagradas, que o Rei muito apreciava.
Preparava-se o servo para despejar a água fervendo num dos vasos e a gelada no outro, quando o Rei, espantado,interveio com energia gritando exaltado com o rabi:
- Que loucura é essa! Queres destruir essas obras maravilhosas! A água fervente fará arrebentar o vaso em que for colocada; a água gelada fará partir-se o outro!
O sábio pegou, então, um dos baldes, misturou a água fervente com a água gelada e, com a mistura obtida, encheu os dois vasos sem perigo algum.
Indiferente ao assombro que havia causado ele disse ao rei:
- A alma do povo, ó Rei, é como um vaso de porcelana, e a justiça do Rei é como água. A água fervente da severidade ou a gelada da excessiva benevolência, são igualmente desastrosas para a delicada porcelana; manda, pois, a Sabedoria e ensina a Prudência, que haja um perfeito equilíbrio entre a severidade com que se pode castigar o mau; e a longanimidade com que se deve educar e corrigir o bom.
Após a sábia resposta, o rabi se retirou da sala…

Pense nisso…
Onde há exagero, não há sabedoria!
Tudo que é demais é ruim, por melhor que aparente ser, ou por melhor que seja a intenção…
Quantas vezes querendo acertar, nos embrenhamos pelos caminhos do exagero?
E, mesmo cheios de boa intenção, fracassamos em nossos planos…
Querendo corrigir pesamos demais nossas mãos e afastamos ou revoltamos as pessoas que amamos. Cegos, não reconhecemos nosso erro e a distancia entre nós aumenta…
Querendo agradar muitas vezes fazemos o que não nos convém. Cegos, não reconhecemos que nem sempre podemos dizer sim e depois nos afundamos nas águas do arrependimento…
Querendo crescer, progredir nos abandonamos no excesso de trabalho e não vemos a vida passar.Cegos, nos tornamos indiferentes àqueles que estão do nosso lado…
Outros, querendo diversão, esquecem-se que a vida é construída passo a passo e que o tempo não volta para que se possa construir…
Muitas vezes querendo até seguir a Deus, muitos se aprofundam nas águas da religiosidade, exigem de todos uma perfeição que não existe no ser humano e deixam de viver o amor, mesmo buscando o amor maior…
E assim vai: Uns exageram de um lado, outros de outro. Estamos sempre vivendo no limiar do 8 ou 80.
Mas preste atenção…

É por isso que é importante estarmos sempre avaliando as nossas ações e perguntando a Deus:  – Senhor estou no caminho certo?  Aquela minha atitude foi ou tem sido exagerada? Senhor, como fazer para não sair da tua vontade?
E ouça bem…
A sabedoria só é adquirida quando a buscamos. E existem duas fontes gratuitas de sabedoria: A Palavra de Deus e a comunhão com Ele, que é obtida através da oração…

Se você quer trilhar pelo caminho do equilíbrio financeiro, se você quer ter equilíbrio sentimental, espiritual, na área da saúde, familiar, busque conhecimento e orientação em Deus…
Em Lucas 11.9 o Senhor nos diz: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á…
Erramos porque conhecemos pouco a Palavra, exageramos porque não nos aprofundamos nos princípios da sabedoria de Deus, erramos porque insistimos permanecer na cegueira. Nos isolamos de Deus, que é fonte de sabedoria e amor e pagamos o preço com um sofrimento desnecessário…

Pense nisso!
Busque o conhecimento e a comunhão com aquele que te libertará verdadeiramente e seja feliz!!!

Por Deyse Melo

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Castelo na Areia


Num dia de verão, estava na praia duas crianças na areia. Trabalhavam muito, construindo um castelo de areia molhada com torres, passarelas e passagens internas.
Quando estavam perto do final do projeto, veio uma onda e destruiu tudo, reduzindo o castelo a um monte de areia e espuma.

Achei que as crianças cairiam no choro depois de tanto esforço e cuidado, mas tive uma surpresa.
Em vez de chorar, correram para a praia, fugindo da água, rindo, de mãos dadas,e começaram a construir outro castelo.

Compreendi que havia recebido ali uma importante lição:
- tudo em nossas vidas, todas as coisas que gastam tanto de nosso tempo e de nossa energia para serem construídas, tudo é passageiro, tudo é feito de areia; o que permanece é o relacionamento que temos com as outras pessoas. Mais cedo ou mais tarde, uma onda poderá vir e destruir ou apagar o que levamos tanto tempo para construir. 
E quando isso acontecer, somente aquele que tiver as mãos de outro alguém para segurar, será capaz de rir e recomeçar.
      

domingo, 21 de julho de 2013

ELIMINE O PROBLEMA

vaso

Deixo para você hoje uma mensagem que fala sobre atitude e coragem. Muitas vezes, para conquistarmos algo na nossa vida, ou para vencermos uma situação difícil, temos que ter visão e coragem para realizar as mudanças necessárias. Muitas vezes temos que nos “desprender” para vencer.Leia a mensagem, ore, deixe Deus falar em seu coração e, se preciso for, elimine o problema!

Certo dia o chefe da guarda de um castelo faleceu e erapreciso encontrar um substituto. O Rei convocou, então, todos os guardas para determinar quem seria o novo  chefe. O Rei, com muita tranqüilidade, falou: “Assumirá o posto o primeiro que resolver o problema que vou apresentar.”
Então, ele colocou uma mesinha no centro da enorme sala em que  estavam reunidos e, em cima dela, pôs um vaso de porcelana muito raro, com uma rosa amarela de extraordinária beleza e disse apenas :
-”Aqui está o problema !”
Todos ficaram olhando a cena : o vaso belíssimo, de valor inestimável,  com a maravilhosa flor ao centro.  O que representaria ?! O que fazer ?! Qual o enigma ?!
Nesse instante, um dos guardas sacou a espada, olhou o Rei, os companheiros, dirigiu-se ao centro da sala e … ZAPT … destruiu  tudo, com um só golpe. Tão logo o guarda retornou a seu lugar, o Rei disse: – “Você será o novo chefe da guarda do Castelo.”
Moral da História ? :
Não importa qual o problema. Nem que seja algo lindíssimo.
Se for um problema, precisa ser eliminado. Um problema é um problema.
Muitas pessoas carregam a vida inteira o peso de coisas que foram importantes no passado, mas que hoje somente ocupam um espaço inútil em seus corações e mentes.
Espaço esse indispensável para recriar a vida.
Jesus, em Lucas 9:62, diz que Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Limpe a sua vida, comece pelas gavetas, armários, até chegar aos sentimentos e situações do passado que não fazem mais sentido estar ocupando espaço em seu coração.
O passado serve como lição, como experiência, como referência.
Serve para ser relembrado e não revivido. Use as experiências do passado para construir o futuro…
O que você perdeu, perdeu, prepare-se para o que virá…
Foi magoado? Perdoe e prepare-se para amar de novo…
Arranque de sua vida o que te incomoda, o que tira a sua paz, no passado ou até mesmo no presente…

Se Deus te mostra em seu coração faça sem medo…
Não importa qual o problema. Mesmo que seja algo lindíssimo. Se for um problema, precisa ser eliminado.
Pense nisso…
Tenha coragem de tomar decisões certas na hora certa e seja feliz!!! 

Por Deyse Melo

sábado, 20 de julho de 2013

COMO TENS APROVEITADO O SEU TEMPO?

 tempo


Como tens aproveitado o seu tempo?
Esta pergunta o Espírito Santo me fez quando eu orava ao Senhor perguntando sobre o que deveria mudar para vivenciar mais a sua graça no meu dia a dia.
Comecei então a pensar na minha rotina…

A hora que acordo, a hora que durmo, o tempo gasto no computador, com a TV…
O tempo que gastamos nas pequenas coisas é o que pode temperar ou não o nosso dia a dia.
Percebi, então, que, apesar de minha boa vontade, muitas vezes tenho gasto um tempo exagerado com ocupações desnecessárias ou fora de hora…
Um exemplo?
A mania de, nas horas vagas, estar sempre na frente do computador, pensando em adiantar um serviço, uma mensagem…
Ocupações com um objetivo correto, realizadas na hora errada…

Hoje o Senhor nos pergunta: Como tens aproveitado o seu tempo?
Queres ter intimidade com o Senhor e vivenciar mais a sua graça no seu dia a dia?
Faça uma avaliação do seu tempo e veja como o tem aproveitado…
O que tem tomado o seu tempo atualmente?
Quanto tempo você tem parado para orar, conversar, ler a palavra, se divertir, se exercitar?

Esta semana, um amigo me mandou a letra de abertura da atual novela das sete da Globo (Caras e bocas) e eu me surpreendi com o conteúdo de tal letra. Versos como “Vamos deixar que entrem, que invadam o seu lar. Pedir que quebrem, que acabem com seu bem-estar” são o forte da música que entra nos lares brasileiros, amaldiçoando-os todos os dias a noite.

Quanto tempo você tem parado na frente das novelas da TV?
Quanto tempo tem desperdiçado, deixando que esse lixo entre em sua casa?
Hoje o Senhor nos pergunta: Como tens aproveitado o seu tempo?
Em João 8:32, Jesus diz: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
Queremos libertação, cura, paz, mas dedicamos muito pouco tempo ao que realmente poderá nos abençoar: a Palavra de Deus…

Queremos intimidade, bênçãos, mas dispomos mal o nosso tempo e deixamos de aproveitar o que o Senhor nos prepara de melhor…
Tenho vigiado mais com relação a utilização de meu tempo. Confesso que às vezes percebo que exagerei um pouco aqui ou ali, mas, como tenho dado liberdade ao Espírito Santo de me mostrar o que Ele quer que eu faça, tenho aprendido também com os meus erros.

Convido-lhe, neste dia, a repensar o seu tempo como eu mesma tenho feito. Vale a pena…
É maravilhoso observarmos como o Espírito Santo muda nossas vidas quando damos oportunidade para Ele agir!

Pense nisso!
Hoje o Senhor te pergunta: Como tens aproveitado o seu tempo?


Por Deyse Melo

sexta-feira, 19 de julho de 2013

QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE CRISTO?

mulher


Hoje ao me levantar, o Senhor me levou a meditar em Gálatas 6. 17, onde está escrito: “desde agora ninguém me inquiete porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus”. Compreendi que Deus me falava: filha, que nada neste mundo te inquiete, que preocupação nenhuma te pertube, que ansiedade nenhuma roube a sua fé!
Trago no meu corpo as marcas de Jesus…
Lembrei-me em seguida do sacrifício de Jesus na cruz por mim e lembrei-me de sua vitória sobre a morte. Que marcas são essas senão a marca do amor pleno e absoluto? As marcas de um amor que venceu o pecado e a própria morte.   Hoje deixo para você uma mensagem que fala sobre isso e nos mostra que, mesmo diante das dificuldades da vida, podemos viver esse amor. Neste dia, por maiores que sejam suas dificuldades e problemas, lembre-se que você tem as marcas de Jesus.Você tem a marca de um amor incondicional e vencedor… Viva esse amor em sua vida e que nada e ninguém te inquiete. Leia, reflita, ore e Deus falará ao seu coração!

A professora Rute Villas Boas, sensibilizada com uma cena que presenciou, escreveu o seguinte:
“Ela passava todas as noites, altas horas, empurrando um carrinho, cujas rodas rangentes avisavam-me da sua chegada. Vinha sempre acompanhada de uma criança que a ajudava a recolher papéis, precioso saldo da coleta dos lixeiros.
Na penumbra formada pela copa das árvores, eu apenas conseguia vislumbrar-lhes as silhuetas magras. Suas vozes parecem ecoar nos meus ouvidos, cada vez que me lembro delas. Indiferentes ao sono e às dificuldades, caminhavam mãe e filha a passos lentos, como que para desfrutarem ao máximo a mútua companhia.
E conversavam muito. Havia, na fala daquelas criaturas, um misto de compreensão e cumplicidade. E muito carinho. A mulher, embora maltrapilha, trajava-se de uma dignidade que só as grandes almas possuem, ensinando à garota os segredos da vida. A menina com oito ou nove anos ouvia atenta, argumentando algumas vezes, questionando outras…
E o diálogo fluía, longo, harmonioso, suave e, de repente, explodia em cristalinas gargalhadas. Sinal de que se sentiam felizes, pelo simples fato de estarem juntas.
Há muito tempo, já não passam pela minha rua. Talvez tenham mudado o percurso. Talvez tenham mudado de vida ou de endereço.

Hoje, me surpreendi pensando naquela mulher e na extraordinária lição de vida que ela me deixou: mesmo dentro da mais absoluta pobreza, jamais negligenciou o sagrado compromisso da maternidade. Mesmo em face das inúmeras adversidades, preferia carregar consigo a filha muito amada, aproveitando todo o tempo para orientar-lhe o caminho.
E nem o cansaço, nem a fome presumível, nem a incontestável pobreza conseguiam tirar-lhe a paciência, o bom humor e a doçura ao lidar coma filha…

Pense nisso!
Nada pode nos separar do amor de cristo. Nada pode nos impedir de viver esse amor… O cansaço, a pobreza ou a riqueza, a doença, as ocupações do dia a dia, as dificuldades que enfrentamos, nada pode nos impedir de viver esse amor…
A Palavra do Senhor, em Romanos 8.35, nos diz: Quem nos separará do AMOR de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do AMOR de Deus…

Preste atenção nisso: NADA e NINGUÉM pode nos separar do amor de Cristo, somente nós mesmos. A escolha é nossa, temos o livre arbítrio…
Um amor que nos é dado gratuitamente, abundantemente…
O que temos feito desse amor em nossas vidas?
Temos vivido e enfrentado as dificuldades com paciência, bom humor e doçura ou  A falta de tempo tem sido desculpa para a nossa ausência, não de corpo, mas de coração? A falta de dinheiro tem sido a justificativa para o mal humor, a irritação?
Os problemas de saúde tem sido usados como justificativa para você desistir de sua vida, de seus sonhos e de sua família?
O amor, para se manifestar, precisa, tão-somente, de um coração disposto, de um coração que entenda esse amor e o deixe nascer e florescer, ainda que em condições difíceis, onde, talvez, as dificuldades financeiras sejam latentes…
Lembre-se que onde o amor floresce, onde existe educação, atenção, compreensão e afeto, surge sempre a esperança, acenando com as possibilidades de um amanhã mais feliz e risonho.

Pense nisso!
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do AMOR de Deus…
Depende apenas de nós, de nossa disposição, de nossas atitudes.
Não fique aí murmurando, esperando o milagre…
Aja com disposição, crendo nesse amor que tudo perdoa, que tudo suporta. Compartilhe desse amor, viva cada momento fazendo a diferença em sua casa, em seu trabalho, porque é nos pequenos gestos e ações que construímos um futuro de paz , amor e prosperidade. Pense nisso e seja feliz!

Por Deyse melo