segunda-feira, 29 de julho de 2013

QUANTO VALE A COMUNHÃO?

amizade


Quanto vale uma amizade?
Quanto vale o relacionamento humano?
Quanto vale a comunhão, o amor entre irmãos?
Muitas vezes, apesar de sabermos da importância de tudo isso, agimos como se não valesse nada, jogamos no lixo o que Deus nos deu de melhor. Neste final de semana o Senhor falou muito comigo sobre isso.
Mas você deve perguntar, como faço isso se amo meus amigos, sou amável com todos e procuro estar sempre em comunhão?
Isso acontece geralmente quando, nos deixamos levar pela aparência das situações, quando exigimos do outro mais do que deveríamos, quando somos implacáveis em nossos julgamentos…
Quantas vezes nos entristecemos com nossos amigos por causa de questões pequenas, como uma palavra mal colocada, falta de atenção num momento que precisamos de atenção, ausência quando precisamos de sua presença, falta de cuidado quando precisamos de um abraço ou de um simples sorriso…
Olhamos para a aparência das situações, exigimos demais, somos implacáveis…

Ontem tive uma experiência interessante…
Cheguei ao culto com atraso devido a uns imprevistos mas estava tranqüila porque uma amiga guardaria lugar para mim. Cheguei e ela não havia guardado lugar. Tudo bem… Ainda existiam muitos lugares vazios, mas, na minha mente, veio uma flecha do diabo que me fez pensar: Pôxa… num tava nem aí, se a igreja tivesse cheia….
Mas Deus é tremendo e imediatamente o Espírito Santo falou comigo: Não foi ela que não quis guardar lugar pra você, fui Eu que queria que você sentasse em outro lugar…
Instantaneamente meu coração se encheu de alegria porque percebi que estava onde Deus queria que eu estivesse!
O que continuei a remoer ou pensar sobre a questão? Nada não havia o que remoer! Eu estava onde Deus queria que eu estivesse!
Você já pensou que muitas situações pelas quais você passa é porque Deus está querendo te trabalhar? Você acredita que Deus tem controle de TUDO e que, se há uma situação inusitada é para que você cresça? Você já pensou que Deus quer que você exija menos e ame mais?
Situações bobas, tolas, que destroem relacionamentos porque olhamos para a aparência, exigimos demais, somos implacáveis…

Quando nos inflamos e nos deixamos levar por pequenas “falhas”, quando deixamos nosso coração encher de mágoa porque não tivemos a resposta ou atenção que queríamos ter, estamos dizendo para Deus e para nós mesmos: Amizade não vale nada! Relacionar-se e viver a comunhão não tem valor!
Quanto vale uma amizade?
Quanto vale o relacionamento humano?
Quanto vale a comunhão, o amor entre irmãos?
Nesta semana tive a oportunidade também de viver uma experiência muito delicada. Ao tentar agendar um evento, descobri que um querido casal estava profundamente magoado com uma pessoa abençoada, de Deus, usada poderosamente pelo Senhor.

A primeira reação de muitos ao se verem nesta situação é reclamar: ai ai ai! Onde fui me meter! Outros gostam porque vão ter a oportunidade de falar mal de alguém…
Poucos entendem que pode haver um propósito de Deus ao serem colocados no “olho do furacão”. Esquecem que, no mínimo, podem estar sendo “convocados” por Deus para orar pela situação…
Como reagi? No momento me assustei e clamei ao Senhor no meu coração. Em seguida, aconselhei, pacifiquei e pedi autorização para tentar ajudar. Autorizada, passei a noite orando pelo problema e hoje, para a glória e honra do nome do Senhor, consegui encaminhar tudo para uma reconciliação.
Glória a Deus! Tive a oportunidade de viver o evangelho!
Por que estou partilhando isso com você aqui?
Porque talvez você tenha a oportunidade de orar pelo relacionamento de alguém, talvez você tenha a oportunidade de aconselhar alguém, mas não esteja fazendo porque acha que não tem nada a ver com a situação. Talvez você esteja até reclamando com Deus…

Ei!
Sabe aquela situação complicada que você nem gostaria de estar sabendo? Se você sabe é porque você precisa, no mínimo, orar para que o amor de Deus prevaleça e a sabedoria do Senhor conduza…
Quando nos deixamos levar pela aparência das situações, quando julgamos, quando somos implacáveis, quando não compreendemos que, no mínimo, o que Deus quer é que oremos pelos irmãos, estamos dizendo a Ele e a nós mesmos: Comunhão não vale nada! Viver o amor é tolice!
Quanto vale a comunhão, o amor entre irmãos?
Eu poderia ficar aqui citando inúmeras situações que ilustram essa mensagem, mas não precisa…
O que Deus quer que você entenda é que você tem um importante papel junto à aqueles que Deus colocou na sua vida. Deus quer que você ame e, para que isso realmente aconteça, é necessário que você tenha um coração disposto a amar. Sem julgamentos, sem exigências, com pensamentos pacificadores e com muita oração e entrega ao Senhor.

Deus te chama a uma vida de comunhão. E , se por acaso, você se deparar com alguma situação difícil ou incômoda, lembre-se que seu papel é de, no mínimo, orar pelo problema. Se não puder ajudar diretamente, ore. Se sente-se magoado com alguma coisa, ore, se está incomodado, ore.

Lembre-se de Atos 2:42, que nos mostra a postura da verdadeira igreja de cristo: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações”.
Viver o amor é o maior mandamento de Deus para sua vida. Buscar a Palavra e orar, sua fonte de poder e sabedoria…

Pense nisso e seja feliz!


Por Deyse Melo