sábado, 19 de outubro de 2013

VENCENDO A DEPRESSÃO

depre

Vencer a depressão é o desafio de muitas pessoas nos dias de hoje. Talvez você se encontre nesta situação.  Hoje deixo-lhe  uma mensagem baseada na resposta que acabei de escrever para uma leitora do blog. Seu nome é Stephane. No recado, ela afirma estar passando por uma fase de profunda depressão. Creio que minha resposta ajudará a muitas pessoas que, como ela, enfrentam esse mal tão terrível e tão ignorado pela sociedade. Já enfrentei a depressão e até hoje tenho que estar atenta à minha postura para manter-me firme no caminho. Se você vive momentos depressivos, se há alguém em sua família que passa por essa experiência ou mesmo que você nunca tenha passado por algo semelhante, leia esta mensagem com atenção. Reflita, ore. Deus falará ao seu coração e, tenho certeza, de alguma forma, transformará a sua vida, o seu coração.

Minha querida, existem casos de depressão que são causados por algum distrúrbio no organismo, esses casos precisam ser tratados com acompanhamento médico. A maioria, no entanto, ocorre devido a situações extremas da vida, como stress, a morte de alguma pessoa querida, decepção e fracasso em alguma área da vida, entre outros.
Eu já sofri desse mal e sei o quanto é doloroso viver nesta situação. Mas posso te dizer com convicção, que sair da depressão é um exercício de postura diária. Principalmente no início, quando temos a sensação que o mundo se acabou para nós.

Você precisa decidir que não quer viver mais debaixo desse jugo e começar a ter atitudes que colaborem para isso.

Em primeiro lugar, a leitura diária da Palavra é fundamental. Jesus disse “e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” e é exatamente isso. A Verdade nos liberta, nos transforma, nos molda, nos alegra, nos incentiva, nos enche de paz.
Tenha essa postura de acordar e, antes de tudo, ler a Palavra do Senhor. Leia-a com fé, tomando posse das promessas do Senhor para a sua vida. Porque a Palavra é para todos nós e é eficaz também para TODOS, desde que creiamos e a coloquemos em prática;

Em segundo lugar, tome atitudes que lhe ajudarão a ter um dia mais agradável e saudável, como por exemplo, caminhar ou ir a uma academia. O exercício físico, além de ser importante para nossa saúde, libera uma substância para o nosso cérebro que se chama endorfina, que provoca uma gostosa e importante sensação de alegria e satisfação.

Em terceiro lugar, se você está trabalhando muito, em excesso, comece a liberar o seu tempo para o lazer com a família, a oração e o descanso. O trabalho em excesso gera ansiedade e stress, que são péssimos para nossa saúde física, mental e espiritual.

No entanto, o oposto também não é bom. Se você não está trabalhando, procure uma atividade que lhe agrade. Ter uma ocupação e ganhar o seu salário é fundamental para sua auto-estima. Mesmo que você não precise de dinheiro, faça algo para mudar a sua realidade e a realidade das pessoas que estão ao seu redor.

Como disse no início, para vencer a depressão, é necessário que você tenha postura e decida agir para mudar. Vivemos numa intensa e constante batalha diária, na qual a mente é o principal campo de ação do adversário. Temos que estar atentos, saber renunciar os pensamentos que não provém do Senhor e não estar de acordo com sua Palavra, do contrário seremos facilmente manipulados pelo adversário.

No livro Campo de Batalha da Mente, da Pra Joyce Meyer, encontramos a seguinte explicação:
Em Prov. 23.7 está escrito Porque, como (uma pessoa) imagina em sua alma, assim ela é…? Nossas ações são o resultado direto de nossos pensamentos. Se tivermos uma mente negativa, teremos uma vida negativa. Se, por outro lado, renovarmos nossa mente de acordo com a Palavra de Deus, provaremos, em nossa experiência, o que está escrito em Romanos 12.2— “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” — para nossa vida.

É assim…
Temos que decidir mudar. Em primeiro lugar nossos pensamentos, que serão renovados através do conhecimento da Palavra e, em seguida, mudar nossas atitudes, nossa postura de vida.
A má notícia que tenho para você é que Deus não vai mover uma palha para fazer o que VOCÊ precisa fazer, mas a boa notícia é que Ele está vivo, é presente em nossas vidas e move o mundo para nos abençoar quando decidimos tomar a postura certa.

Deixo-lhe como dica também a leitura do livro que citei acima, Campo de Batalha da Mente, da Pra Joyce Meyer. Se você puder adquiri-lo, faça-o. Vai ajudar-lhe muito neste momento.

No mais, é perseverar com fé e Deus lhe dará a vitória.
Seja feliz!


Por Deyse Melo