segunda-feira, 20 de maio de 2013
O SOLDADO
Ontem, ao conversar pelo MSN com um jovem que é leitor assíduo do blog, ele me fez um pedido: que eu fizesse uma mensagem que falasse sobre amizade. Não sei se ele teve atualmente alguma experiência triste ou alegre com algum amigo. Não sei o que se passava em seu coração para querer ler sobre esse tema. Apenas fiquei tocada com o seu pedido e resolvi atendê-lo. Lembrei-me, então, de uma mensagem que publiquei em agosto do ano passado. É uma reflexão sobre uma das histórias mais lindas sobre amizade que já li. Sinto, então, que devo republica-la em homenagem a esse jovem leitor. Mesmo que você já conheça a história, leia novamente com atenção. Reflita, ore e Deus falará ao seu coração. Abços!
Certa vez um soldado disse ao seu tenente:
- Meu amigo não voltou do campo de batalha, senhor, solicito permissão para ir buscá-lo.
- Permissão negada! Replicou o oficial. Não quero que arrisque a sua vida por um homem que provavelmente está morto.
O soldado, ignorando a proibição, e arriscando ser preso por sua desobediência, saiu à procura do amigo, e uma hora mais tarde regressou, mortalmente ferido, transportando o cadáver de seu amigo.
O oficial estava furioso e esbravejou em alta voz:
- Já tinha dito que ele estava morto!!! Agora eu perdi dois homens!
Diga-me: Valeu a pena trazer um cadáver?
E o soldado, fraco, porém lúcido, respondeu:
- Claro! que sim, senhor! Quando o encontrei, ele ainda estava vivo e pôde dizer-me: “Tinha certeza que você viria!”
Naquele momento o oficial, silenciou envergonhado. Aquele soldado estava lhe dando a maior lição de sua vida… E daquele dia em diante ele passou a contar a todos aquela triste e linda experiência, finalizando sempre o seu relato com a seguinte frase: “AMIGO É AQUELE QUE CHEGA QUANDO TODO MUNDO JÁ SE FOI.”
Pense nisso…
A amizade é um bem precioso, que deve ser valorizado, preservado… Uma valiosa semente que deve ser cultivada, regada dia após dia…
A Palavra do Senhor nos diz no Salmo 133: “OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre”.
A amizade é um dom precioso que Deus nos deu… O que temos feito a favor desse dom? Quanto tempo temos disponibilizado para saber como aquele amigo, aquela amiga querida está? Quanto tempo temos reservado para dizer alô? Para ouvir a resposta daquele “tudo bem?” que a gente pergunta e não pára direito para escutar…
O que temos feito desse dom, desse presente maravilhoso que Deus nos deu?
O que temos feito dessa responsabilidade, dessa tarefa de cultivar a mais bela das flores?
Em Provérbios 18.24 “O homem de muitos AMIGOs deve mostrar-se amigável, mas há um AMIGO mais chegado do que um irmão”.
E este, é pedra preciosa, pedra rara que devemos valorizar, lapidar… Quanto tempo temos destinado para cuidar dessa pedra preciosa?
Em Provérbios 27.9, o Senhor também nos diz: “O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do AMIGO pelo conselho cordial”.
Não despreze o conselho do verdadeiro amigo, assim como não se omita da missão de aconselhar o seu amigo, de acompanhá-lo e, se necessário for, mostrar-lhe o caminho certo. Porque esta é uma obrigação daqueles que amam, não se omita, se Deus te deu essa tarefa, não se omita, não se acomode, vá ao encontro daquele que lhe foi entregue como pedra preciosa…
Aproveite as suas horas para buscar esse amigo, através de uma visita, de um telefonema, de um e-mail… Não se omita através da desculpa do cansaço e da falta de tempo…
Não enterre esse tesouro precioso porque certamente um dia você terá que prestar contas… Faça a sua parte antes que seja tarde demais…
Pense nisso…
Aprenda a ir ao encontro daquele que lhe foi entregue como amigo, como pedra preciosa e seja feliz
Por Deysse Melo