segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PARA PROSPERARMOS EM NOSSOS CAMINHOS

mens_57

Um casal de jovens recém casados, era muito pobre e vivia de favores num sítio do interior. Um dia o marido saiu de casa, com o objetivo de arranjar emprego num lugar distante, para dar melhores condições de vida a sua esposa.
Assim sendo o jovem saiu. Andou muitos dias a pé, até que encontrou um fazendeiro que estava precisando de alguém para ajudar em sua fazenda.
Ele se ofereceu para trabalhar, e foi aceito. Sendo assim, ele propôs um pacto ao patrão:
- Deixe-me trabalhar pelo tempo que eu quiser e quando eu achar que eu devo ir embora o Senhor me dispensa das minhas obrigações. Não quero receber o meu salário. Quero que o Senhor o coloque na poupança até o dia que eu sair daqui. No dia em que eu sair o Senhor me dá o dinheiro e eu sigo o meu caminho.
Tudo combinado, aquele jovem trabalhou por vinte anos, sem férias e sem descanso, até que pediu para ir embora
O patrão então lhe disse:
- Tudo bem, nós fizemos um pacto e eu vou cumprir, só que antes eu quero lhe fazer uma proposta. Eu lhe dou todo o seu dinheiro e você vai embora ou eu lhe dou três conselhos e não lhe dou o dinheiro e você vai embora. Se eu lhe der o dinheiro eu não lhe dou os conselhos e se eu lhe der os conselhos não lhe dou o dinheiro. Vai pro seu quarto, pensa e depois me dá a resposta.
O rapaz pensou durante dois dias depois procurou o patrão e lhe disse:
- Eu quero os três conselhos.
O patrão então lhe falou:

1º “Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida”;
2º ” Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal pode ser mortal”;
3º ” Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais”;

Após dar os três conselhos o patrão disse ao rapaz: Aqui você tem três pães, dois são para você comer durante a viagem e o terceiro é para comer com a sua esposa quando chegar em sua casa.
O rapaz seguiu o seu caminho de volta para casa. Andou durante o primeiro dia e encontrou um viajante que o cumprimentou e que lhe disse depois de conversarem:
- Rapaz, seu caminho é muito longo, eu conheço um atalho que é dez vezes menor e você vai chegar em poucos dias.
O rapaz ficou contente e começou a seguir pelo atalho, quando lembrou-se do primeiro conselho do seu patrão: “Nunca tome atalhos em sua vida, caminhos mais curtos e desconhecidos podem custar a sua vida”.
Então voltou e seguiu o seu caminho. Dias depois ele soube que aquilo era uma emboscada.
Numa noite, achou uma pensão na beira da estrada onde pôde hospedar-se. De madrugada acordou assustado com um grito estarrecedor e muito barulho. Levantou-se de um salto só e dirigiu-se à porta para sair. Quando lembrou do segundo conselho: ” Nunca seja curioso para aquilo que é mal, pois a curiosidade pro mal pode ser mortal”. Voltou e mesmo com odo o barulho lá fora, deitou-se e dormiu.
Ao amanhecer, após tomar o café, soube que um louco, que gritou toda a noite, matou todas as pessoas que saíram para ver o que acontecia…
Refeito do susto, o rapaz seguiu seu caminho e depois de muitos dias e noites de caminhada, já ao entardecer, viu entre as árvores a fumaça da sua casinha, andou e logo viu entre os arbustos a silhueta da sua esposa. O dia estava escurecendo, mas ele pode ver que a sua esposa não estava só.
Andou mais um pouco e viu que ela tinha sentado no colo de um homem a quem estava acariciando os cabelos. Ao ver aquela cena o seu coração se encheu de ódio e amargura e ele decidiu matar os dois sem piedade.
Apressou os passos, quando se lembrou do terceiro conselho: “Nunca tome decisões em momentos de ódio e de dor, pois você pode se arrepender e ser tarde demais”. Então ele parou, refletiu e decidiu dormir aquela noite ali mesmo. Ao amanhecer, já com a cabeça fria ele disse:
- Não vou matar minha esposa e nem o seu amante. Vou voltar para o meu patrão e pedir que ele me aceite de volta. Só que antes eu quero dizer para a minha esposa que eu fui fiel a ela.
Dirigiu-se à porta da casa e bateu.
Ao abrir a porta a esposa reconheceu o seu marido e se atirou ao seu pescoço e o abraçou afetuosamente. Ele tentou afastá-la, mas não conseguiu, tamanha a felicidade dela. Então com lágrimas ele lhe diz:
- Eu fui fiel a você e você me traiu.
- Como? Eu não lhe traí, o esperei durante esses vinte anos.
- E aquele homem que você estava acariciando ontem ao entardecer? Perguntou magoado.
- Aquele homem é nosso filho. Quando você foi embora eu descobri que estava grávida e hoje ele está com vinte anos de idade.
Então ele conheceu e abraçou seu filho, contou-lhes toda a sua história e sentaram-se para tomar o café e comer o último pão. Após a oração de agradecimento e lágrimas de emoção ele partiu o pão, e ao parti-lo, ali estava todo o seu dinheiro…!

Pense nisso!…
Assim acontece conosco…
Temos ao nosso alcance conselhos preciosos que nos conduzem ao caminho da vitória e da paz. Em Deut. 29:9 o Senhor nos diz: “Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes”.
O Senhor fez uma aliança conosco. Uma aliança de vitória, de fidelidade, uma aliança de eterno amor. No Monte Sinai Ele estabelece as promessas e compromissos de sua aliança. As promessas de Deus nesse momento para Moisés era que daria aos Israelitas a terra de Canaã, depois de libertá-los da escravidão do Egito. Ele prometeu que seria o seu Deus e os adotaria como seu povo…

As promessas de Deus para nós hoje são as mesmas que Ele fez a Moisés. Ele se compromete em nos libertar de toda escravidão, se compromete em nos dar a terra, em ser o nosso Deus e nos adotar como seu povo escolhido e amado.
Mas para que todas as promessas fossem cumpridas, era necessário que os Israelitas se comprometessem a observar as Leis do Senhor. Era necessário que houvesse fidelidade do povo de Israel. Assim acontece conosco!
Para que as promessas do Senhor sejam cumpridas em nossas vidas é necessário que nos comprometamos em cumprir suas leis, em sermos fiéis à Sua Palavra…
O problema é que muitas vezes complicamos isso!
Sem conhecimento, julgamos essa uma tarefa impossível de ser cumprida e nos esquecemos do que Jesus nos disse em Mateus 11:29,30: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Estaria Jesus mentindo ao dizer isso?
Estaria Jesus tentando nos enganar ao dizer que seu jugo é suave e seu fardo é leve? Não…
O problema é que, sem conhecer a Palavra, muitas vezes complicamos o que o Senhor nos diz, nos deixamos enganar pelas mentiras deste Século. O peso do pecado nos oprime, nos massacra, nos debilita, mas achamos que liberdade é viver segundo os desejos da carne e não percebemos que carregamos em nossos ombros um pesado jugo. Não percebemos que somos escravos de desejos que nos levam ao fundo do poço…
Cegos e, sem conhecer a Palavra, distorcemos o que o Senhor nos diz…
Em Deut. 29:9 o Senhor nos diz: “Guardai, pois, as palavras desta aliança, e cumpri-as, para que prospereis em tudo quanto fizerdes”.

Muitas pessoas fogem do Evangelho porque acreditam que a Palavra aprisiona, que a Palavra impede o crescimento. Muitos acham que seguir a Deus é entrar numa forma e viver aprisionado dentro de um modelo de santidade e perfeição; acham que seguir a Deus é fazer todos a mesma coisa, vestir-se da mesma maneira, pensar da mesma forma. O problema é que, sem conhecer a Palavra, muitas vezes distorcemos o que o Senhor nos diz…
“para que prospereis em tudo quanto fizerdes…”
em tudo quanto fizerdes sugere liberdade. Deus nos dá liberdade para escolhermos nosso caminho e a condição fundamental para nossa vitória é não desviar de sua Palavra, de seus mandamentos. Em 1 Cor 12:4-7 está escrito“Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”.
Há diversidade no meio de nós, mas Deus nos dá a unidade do Espírito!

Neste dia de hoje o Senhor nos diz que devemos seguir os nossos caminhos. Uns nasceram para ser médicos, outros para serem professores, outros mecânicos. Hoje o Senhor te diz: “Siga o teu caminho, mas não se esqueça de cumprir as palavras de minha aliança para que prospereis em tudo quanto fizerdes…”
Entenda que Deus não te quer como um robô. Deus não criou clones, mas pessoas autênticas, que têm suas características próprias, suas vocações, seus sonhos. Viver a Palavra não é aprisionar-se em modelos pré-definidos, é ser fiel a Deus em nossa diversidade!
Como a semana se apresenta pra você?
Apresente ao Senhor os seus desejos, as suas necessidades. Diga a Ele sobre sua vocação.Trace diante Dele os seus caminhos, busque cumprir a Sua Palavra e Deus te dará a vitória.

Em Josué 1, de 6 a 9, o Senhor nos diz:
“Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. 

Creia nisso, trace diante de Deus os seus caminhos sem medo de ser diferente, sendo fiel à Palavra porque essa fidelidade vai te fazer prosperar. Esforça-te, tem bom ânimo, e seja feliz!  

Por  DEYSE MELO