terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Deus mudará o Seu quadro



Hoje cedo, lendo o capítulo 3 de Miquéias, o Senhor falou muito ao meu coração sobre a realidade da Igreja nos dias de hoje.
O Profeta Miquéias, inspirado por Deus, mostra as mazelas de uma época tão distante, mas com problemas tão próximos aos nossos…
” Seus líderes julgam sob suborno,  seus sacerdotes ensinam visando lucro,  e seus profetas adivinham  em troca de prata. E ainda se apoiam no Senhor , dizendo: “O Senhor está no meio de nós. Nenhuma desgraça nos acontecerá”… Mq 3:11

Como é triste ver este tipo de situação no meio da Igreja!
Como dói o coração ver a mídia nacional divulgando, com aparente euforia, os deslizes de uma liderança corrompida e sem temor a Deus!
Mas não pense você que isto é privilégio desta ou daquela denominação…
Onde há liderança humana há corrupção e decepções.
Não é a toa que a Palavra nos ensina a não firmarmos a nossa confiança em homens.
E quer saber?

Não dá pra confiar direito nem na gente mesmo…
Você já percebeu, por exemplo, que, por maiores que sejam nossos conhecimentos, somos incapazes de  saber como reagimos em determinadas situações?
Quem pode afirmar, com absoluta certeza, como seria sua reação em acontecimentos extremos como sequestros, acidentes ou pressão intensa?
Uns param, outros choram, há aqueles que ficam histéricos, ou que desmaiam…

Quando me preparava para fazer  o vestibular de jornalismo, tive que fazer tratamento capilar, porque meus cabelos caíam. Minha melhor amiga teve uma crise de nervos na véspera das provas e uma conhecida não conseguiu prestar vestibular porque desmaiava toda vez que recebia a prova. Todas excelentes alunas e cada uma com um tipo de reação que ninguém havia previsto.
Reações que não conseguimos imaginar…
Quando a ira vem, quando a decepção acontece, quando o imprevisto aparece…
E o sucesso, dinheiro e poder? Quem consegue prever sua influência em suas vidas?
Estou fazendo estas comparações pra lhe mostrar o quanto somos falíveis…

Quando lia sobre Miquéias 3 hoje cedo, me deparei com a fraqueza da natureza humana…
Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! 1Cor 10:12
É tão fácil identificarmos a podridão que nos rodeia…
Difícil, no entanto, é percebermos as NOSSAS mazelas…
Somos falíveis!
Assim como aqueles que erram ao nosso redor, erramos e falhamos!

Hoje, ao refletir sobre Miquéias 3, fui levada pelo Espírito Santo a orar pelos pastores e lideranças de nosso país e te incentivo a fazer isso também.
Ore com misericórdia, ore com visão de Corpo porque todo escândalo que acontece carrega consigo uma avalanche de decepções, de sonhos, de ministérios e de vidas espirituais destruídas…

Não se inquiete com a atitude de líderes e pastores que parecem não ter escrúpulos. Ore por eles e por suas ovelhas porque, quando um membro do corpo é ferido TODO o corpo sofre, como reflexo.
É certo que Jesus nos alertava que “Nem todo aquele que disser Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus…” Mt 7:21
É fato!
Mas não cabe a nós julgar se serão estes ou aqueles, cabe-nos apenas fazer a nossa parte para que não seja um de NÓS…

Uma coisa eu ainda quero compartilhar com você, para que você entenda a importância do que lhe falo. Enfrentei uma crise espiritual há alguns anos atrás porque não concordava com o tipo de pregação de um Pr de minha igreja. Aquela situação me incomodava e me afastava dos cultos. Eu me sentia cada vez mais fraca…
Um dia o Espírito Santo me incomodou a orar por aquele homem. Voltei aos cultos e todas as vezes que ele pregava, quando começava a me incomodar, eu orava por ele e pelas pessoas que estavam ali recebendo a Palavra.  Passado algum tempo a minha fé havia sido fortalecida.

Quando oramos por aqueles que nos incomodam, estamos obedecendo a Jesus, que nos orienta a orar até pelos nossos inimigos, e somos também fortalecidos e abençoados por Deus, que supre as nossas necessidades.

Pense nisso…
Antes de pensar  em mudar de igreja ou deixar de ir à igreja, ore por aquilo que te incomoda e, mesmo que sua liderança não mude,  Deus mudará o SEU quadro.


Por Deyse Melo