segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Euforia ou Desespero ?




Euforia e desespero. Duas palavras que o Senhor me deu esta manhã que preciso compartilhar com você. Sinto que devo falar com você sobre isso agora. Não conheço sua vida, não sei quem você é, muito menos quais são seus sonhos ou problemas. Sei apenas que o Senhor manda lhe falar sobre euforia e desespero.
Euforia e desespero…

Duas situações extremas nas quais não podemos nos precipitar, apenas esperar, orar e vigiar. Decisões tomadas em momentos de euforia ou de desespero são decisões que tendem ao erro ou fracasso.
A euforia nos leva a ver o mundo totalmente cor de rosa. Eufóricos, achamos que tudo é bom, que todos são amigos íntimos, que nada de ruim pode nos acontecer…
Na euforia muitos tomam decisões das quais se arrependem profundamente. Compram o que não deveriam comprar, confidenciam o que não poderiam confidenciar, colocam dentro de casa pessoas que não deveriam colocar, fecham sociedades que se revelam totalmente prejudiciais no futuro…

Assim aconteceu com o rei Ezequias, que, eufórico com o sucesso de seu reinado, abriu suas portas para visitantes, que, na verdade, eram espiões do reino inimigo. As conseqüências foram trágicas para o reino de Israel, que foi invadido e destruído anos mais tarde.
Já o desespero nos leva para o outro extremo. Nos leva a ver o mundo totalmente negro, sem perspectivas. Nos enxergamos no fundo de um túnel escuro e sem saída. No desespero, muitos também tomam decisões das quais se arrependem amargamente. Vendem patrimônios que não deveriam vender, se sujeitam a situações que não deveriam se sujeitar, vendem a sua liberdade a aproveitadores e, o pior, alguns até tiram a própria vida…

Assim aconteceu com Sara, esposa de Abraão que, desesperada para ver cumprida a promessa de uma grande nação para o seu marido, passa por cima de Deus e precipita-se, oferecendo sua escrava para dar-lhe um filho. As conseqüências são sentidas até hoje pelo povo de Israel, que tem no povo mulçumano (descendente de Ismael, filho de Abraão e Agar) o seu maior rival e inimigo.
Não sei de sua vida, não ei se você vive momentos de euforia ou de desespero. Sei apenas que o Senhor hoje manda lhe dizer: Acautelai-vos, vigiai e orai…
Seja qual for a situação de sua vida, vigie e ore. Antes de tomar qualquer decisão feche a porta de seu quarto ou isole-se em algum lugar e ore. Apresente ao Senhor a situação e dê ao Espírito Santo liberdade para mostrar-lhe o caminho que deve seguir.

Se a euforia é grande, vigie, reflita, leia a Palavra, ore, Deus lhe dará a direção.
Mas se o momento é de desespero, creia que o Deus de Abraão, o Deus de Moisés, de Isaque, de Jacó, está contigo e é poderoso para mudar toda e qualquer situação. Mesmo que pareça que não há luz no fundo do túnel, mesmo que pareça que não há mais jeito. Creia que o Deus que o criou o céu e a terra está do teu lado, pronto para agir e mudar sua situação. Ore, vigie, descanse em Deus e Ele lhe dará a vitória.

Nesta semana que apenas se inicia, pense nisso..
Seja qual for o momento de sua vida, vigie e ore. Faça a sua parte e Deus fará a DEle


Por Deyse Melo