segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

É como o vento...

noite-4459



Ao assistir o filme “Um amor para recordar” uma seqüência dos personagens principais me chamou a atenção. Landon, o jovem mais popular da escola, se apaixona por Jamie, filha do pastor da cidade, uma jovem meiga, doce e gentil. Num passeio romântico os dois conversam e a pequena seqüência é exatamente assim:

Jamie: Como pode ter lugares assim, ter momentos assim e não ter fé?
Landon: Sorte sua de ter tanta certeza…
Jamie: É como o vento, a gente não vê, mas a gente sente…
Landon: O que vc sente?
Jamie: Eu sinto o mistério, a beleza, a alegria, o amor. Sabe, é o centro de tudo…

Lembrei-me, então, de minha adolescência, quando, antes de aceitar Jesus, O sentia de uma forma pessoal e pura…
Lembro-me de uma experiência, quando descia uma ladeira perto de minha casa. O vento batia em meu rosto, o cheiro da natureza mexia comigo e, de repente, comecei a conversar com Deus. Sua presença era tão forte que me emocionava. Sua paz enchia o meu coração e seus olhos estavam fitos em meus olhos. O filme me trouxe à memória essa experiência linda e inesquecível.

“É como o vento, a gente não vê, mas a gente sente…”
O que Deus é para sua vida? O que Deus tem sido para nossas vidas?
Alguém que policia, controla, castiga, salva ou condena?
A garantia de sucesso e vitória? O trampolim para a realização de seus sonhos?
Muitos são aqueles que querem tanto de Deus, sonham com tanta coisa, que deixam de perceber que o que Ele está falando através das mínimas coisas…
Sonham com o amor, mas não vivem o amor. Se iludem com alegria passageira do ter, do ser e do poder.
Muitos tem até ambições legítimas e bonitas. Querem ser instrumento de Deus, querem ter ministérios prósperos, sonham sonhos lindos, mas acabam se iludindo com a ilusão do ter, do ser e do poder…

Não quero dizer aqui que não podemos sonhar, claro que podemos, não só podemos como DEVEMOS. Um homem sem sonhos é como uma folha, jogada ao vento e levada para todo e qualquer lado. Um homem sem sonhos não vive, vegeta, apenas existe, não acrescenta e nem multiplica, porque não acredita…
E Deus é o maior semeador de sonhos!
Antes mesmo de nascer Ele nos conhecia e semeava seus sonhos em nossos corações. Em Jeremias 1:5 está escrito: “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei, às nações te dei por profeta.”. Antes de nascermos somos santificados e separados para as nações!
Recebemos dons, ganhamos talentos e temos uma vida inteira para pô-los em prática, numa caminhada traçada por Deus para ser vitoriosa. No entanto, em muitos casos, a essência acaba sendo abafada pelo desejo to ter, do ser e do poder. A sociedade materialista na qual vivemos nos leva a isso.
Nos esquecemos que, para realizar aquilo que Ele colocou em nossos corações, precisamos de Tê-lo em totalidade, precisamos aprender a ouvir sua voz, treinar nossos sentidos para o perceber, senti-lo e vive-lo em plenitude. Porque fora Dele não há vida. Porque assim diz o SENHOR à casa de Israel: Buscai-me, e vivei. (Amós 5:4)

Buscai-o e vivei!
O que tem sido Deus para sua vida?
Ou melhor, como você tem notado Deus em sua vida?
Talvez as preocupações com o ter, o ser e o poder sejam tão grandes  que você já não consiga mais sentir a presença de Deus. Talvez Deus esteja virando para você um ser mitológico ou histórico, que agiu no passado, mas que no presente está distante e passivo.
O que tem sido Deus para sua vida?
Neste dia eu te convido a avaliar, seu tempo, suas expectativas, suas ações diárias…
Onde Deus tem se encaixado nisso tudo?
Ele está no futuro, na realização de seus sonhos? Está no passado, nos prodígios que a Bíblia relata? Está na vida do irmão da igreja que você admira e longe da sua?
Onde e como Deus tem se encaixado em sua vida?
Há quanto tempo você não sente Deus no vento, no barulho do mar, no cheiro da natureza, no abraço de um amigo, na caminhada na rua, na chuva que cai…?
É como o vento, a gente não vê, mas a gente sente…

Nesta semana Deus quer se revelar a ti de forma única e preciosa. Ele quer quebrar as barreiras da ansiedade, quer te curar de toda solidão, quer tirar toda agitação e te dar a verdadeira paz. Quer tirar todas as dúvidas e te dar uma porção dobrada de fé.
Buscai, e achareis… (Lc 11:9)
Como?
Apenas pare e sinta!
Porque Ele é como o vento, a gente não vê, mas a gente sente…

Por Deyse Melo