sábado, 29 de junho de 2013

Lipoaspiração não é método de emagrecimento



Muitas promessas de emagrecimento são procuradas pela população, tais como chás medicinais, adesivos cutâneos, dietas populares, pílulas que regulam o apetite e cirurgias de redução do estômago.
Entre elas a lipoaspiração é freqüentemente solicitada por pessoas que estão acima do peso. Entretanto, especialistas alertam que a idéia de que procurar cirurgia plástica para emagrecer é uma grande ilusão.

Segundo a especialista em cirurgia plástica e Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dra Deusa Pires Rodrigues, é preciso saber quais são os reais benefícios que a lipoaspiração proporciona. "É comum encontrar pacientes que procuram este tipo de cirurgia com o objetivo de perder peso. Contudo, é um erro pensar que a lipoaspiração é um método de emagrecimento. Durante a intervenção, só podemos retirar uma média de 3,5 quilos, o que é insuficiente para emagrecer uma pessoa", afirma.

De acordo com a médica, a gordura do paciente não pode ser aspirada em grandes quantidades, pois uma parte do sangue do corpo é eliminada durante o procedimento. Se a retirada de gordura for excessiva, o paciente sofrerá uma perda sangüínea muito intensa, o que pode ocasionar quadros de anemia.

A lipoaspiração é um procedimento destinado a remover apenas gorduras localizadas, como as que se encontram debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal. São aquelas gorduras que são difíceis de serem eliminadas com exercícios físicos e regimes alimentares. Portanto, os especialistas recomendam aos pacientes acima do peso que procurem a cirurgia somente quando alcançarem o emagrecimento esperado, através de tratamento, preferencialmente feito sob orientação de um médico.

Muitas vezes, mesmo após o emagrecimento, a lipoaspiração sozinha não é capaz de resolver o problema, pois em muitos casos existe um excesso de pele, que também deve ser retirado, para que a pessoa adquira a forma desejada. 

De acordo com a Dra Deusa, a regra que vale também para o público infantil. As crianças, ainda que tenham acúmulo de gordura no corpo, a ponto de comprometer seu bem estar físico e psicológico, não devem se submeter à lipoaspiração ou a qualquer cirurgia puramente estética. "Fazemos estas recomendações não porque o motivo da correção seja considerado fútil, mas porque as alterações de um tecido antes de sua maturação final pode resultar em distorções", afirma a especialista. Já em adolescentes, a lipoaspiração é mais aceita pelos médicos, contanto que o jovem não seja obeso.

Se o objetivo é emagrecer, portanto, é fundamental que o paciente, antes de procurar por clínicas de cirurgia plástica, que costumam prometer a solução de qualquer problema estético, procurem se informar com profissionais especializados e de confiança. "Somente pessoas qualificadas possuem condições de indicar qual o melhor procedimento para cada caso", afirma a Dra Deusa.

Serviço: 

Dra. Deusa Pires Rodrigues
Especialista em cirurgia Plástica
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica