domingo, 16 de junho de 2013

O FERREIRO E O OLEIRO


Você sabe como é o trabalho do ferreiro?

“Ele recebe na oficina o aço ainda não trabalhado, para transformá-lo em instrumentos, como a lâmina das facas, por exemplo.
Primeiro ele aquece a chapa de aço num calor intenso, até que fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, ele pega o martelo mais pesado e aplica golpes até que a peça adquira a forma desejada.
Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala, como se estivesse gritando por causa da súbita mudança de temperatura. O ferreiro tem que repetir esse processo várias vezes até conseguir a lâmina perfeita”.
Mas muitas vezes, o aço que chega até as mãos do ferreiro não consegue agüentar esse tratamento. Com o calor, as marteladas e a água fria as rachaduras aparecem. Ele sabe que aquele aço jamais se transformará numa boa lâmina. Então, ele simplesmente coloca o aço no monte de ferro-velho.”

Pense nisso!
Assim acontece com cada um de nós!
O Senhor nos recebe do jeito que estamos, precisando ser trabalhados, purificados, transformados para sermos usados como seu instrumento, como instrumento perfeito…
Em Jeremias 18:6, está escrito: Não poderei eu fazer de vós como fez o oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão…

Como o barro na mão do oleiro, como o aço nas mãos do ferreiro, assim somos nós nas mãos do Senhor!
O ferreiro separa o aço, o aquece e lhe aplica pesados golpes até que a peça adquira a forma desejada.
O oleiro separa o barro, amassa-o e vai retirando toda a impureza. Quando sente que o barro está limpo, ele coloca-o no torno, onde, à medida que a peça gira, ele define o formato que quer criar.

Os processos de amassar o barro e de martelar o aço são processos dolorosos. Retirar as impurezas é processo difícil. Muitas vezes Deus permite que experimentemos dificuldades e dores para nos libertar das impurezas que impedem nossa transformação.
Recebemos as marteladas que a vida nos dá, nos sentimos insensíveis e sem fé, não encontramos saída e gritamos como o aço quente que estala com a mudança de temperatura.

O ferreiro tem que repetir esse processo várias vezes até conseguir a lâmina perfeita.
O oleiro, ao perceber que ainda há impurezas no barro, joga novamente o barro na mesa para amassá-lo e limpá-lo. Porque se ele não fizer isso, na hora de colocar a peça no forno, ela não agüentará, trincará e ficará para sempre inutilizada, sendo jogada no lixo. Muitas vezes Deus permite que experimentemos dificuldades e dores para nos libertar das impurezas que impedem nossa transformação, que impedem nossa salvação.

Nesses momentos, não podemos desistir, precisamos persistir na fé, crer que estamos nas mãos do Pai e enfrentar a prova até que consigamos tomar a forma que o Senhor espera de nós. Porque do contrário estaríamos condenados ao ferro velho…

Pense nisso!
Se enfrentamos a dor, se somos amassados, triturados é porque Deus está agindo com o seu amor e cuidado para nos tornar um precioso instrumento, um precioso vaso.
Lembre-se de (RM 8:28) – E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Todas as coisas!
Por maior que seja a dor, Deus está tirando as impurezas, está te preparando para uma realidade melhor…
Como o oleiro que trabalha o barro, como o ferreiro que trabalha o aço…
Assim acontece conosco!

Enquanto houver impurezas, Deus estará nos amassando e limpando. Porque se ele não fizer isso, na hora de nos encontrarmos com ele, não agüentaremos o poder de sua graça. Como o aço rachado, teremos como destino o ferro velho…

Pense nisso!
Louve ao Senhor por cada provação, por cada dor sentida, porque isso é sinal de que você está sendo trabalhado pelo Pai. Porque Deus tem cuidado de nós.
Como o oleiro que trabalha o barro, como o ferreiro que trabalha o aço Ele nos prepara para sermos lindos instrumentos…

Creia nisso!
Tome posse da vitória, creia que você está passando por um processo de crescimento, louve ao Senhor, dê passos de fé, persista e seja feliz! 


Por Deyse Melo