quinta-feira, 6 de junho de 2013

Pai, como está seu nível de irritabilidade?


Cuidado com o seu nível de estresse. Livre-se do mau humor

         "O mau humor crônico é como a poluição que envenena o ambiente,prejudicando todos à sua volta"

Alguém afirmou que só há dois tipos de pessoas no mundo: as nutridoras e as tóxicas. Pessoas tóxicas contaminam o ambiente com ansiedade, tristeza, descontentamento, ódio, sentimento de vingança e MAU HUMOR.

Um cientista, fazendo uma pesquisa sobre a sensibilidade das plantas, descobriu que um ambiente emocionalmente tóxico faz mal às plantas. Algumas delas são tão sensíveis que nunca se dariam bem em um presídio, em uma cadeia pública ou em uma delegacia de polícia. Se um ambiente tóxico faz mal até para as plantas, imagine para os filhos e para o cônjuge!
Você já teve a experiência de estar bem e, logo após conversar com certas pes-soas, ficar se sentindo para baixo, chateado e mal-humorado? Essas são as pessoas tóxicas. Quando alguém carrega dentro de si raízes de amargura, não apenas se autodestrói, como também vai contaminando as pessoas ao seu redor. É por isso que o escritor do livro aos Hebreus aconselha: "Tomem cuidado para que ninguém abandone a graça de Deus. Cuidado para que ninguém se torne como uma planta amarga que cresce e prejudica (contamina) muita gente com o seu veneno" (Hb 12.15).

Veja como a toxina contamina:
"O diretor de uma empresa passava por uma crise conjugal a qual provocava alguns conflitos. Os dois formavam um "casal tóxico". No domingo, por um motivo banal, brigaram mais uma vez e houve agressões físicas. Ele não dormiu na mesma cama que ela. Pela manhã, ele saiu para trabalhar com raiva, ressentido e mal-humorado. Passou com o carro pela portaria e não cumprimentou o porteiro. Assim que entrou em sua sala, mandou a secretária chamar o gerente. Quando o gerente entrou na sala, ele começou a falar alto e cobrar até o que o homem não devia, em termos de produção. Ofendeu o rapaz, intoxicando-o. Depois da reunião, o gerente saiu da sala com os nervos à flor da pele e chamou o encarregado. Quando o encarregado entrou na sala, ele transferiu toda toxina recebida para o seu subordinado, cobrou além dos limites do bom senso, ofendeu o funcionário e o mandou produzir mais. Ao sair da sala, o encarregado chamou o operador de máquinas e transferiu toda toxina que recebeu para o seu subordinado. Gritou, ofendeu e fez cobranças absurdas. O operador saiu e, em vez de produzir 100 peças, terminou o dia com 70 peças. Foi para casa e, no caminho, ofendeu o cobrador do ônibus. Ao chegar em casa, a esposa o recebeu com um bolo de chocolate, e disse: "Fiz para você. É o que você mais gosta". Ele olhou para o bolo e, com uma expressão facial de reprovação, disse: 'Já ganho pouco e o que sobra você fica gastando com bolo, bolo, bolo... Não quero bolo coisa nenhuma'. A mulher, intoxicada pelo marido, joga o bolo no lixo. Aí vem o filho e pede: 'Mãe, me dá um pedaço de bolo?' Ela lhe dá uma bronca sem razão e o manda para fora. O menino sai chorando e intoxicado. No caminho encontra o cachorro que quer brincar com ele. Nervoso, ele chuta o cachorro, que sai correndo. Lá na frente, o cachorro, intoxicado, encontra o gato e, sem razão, o provoca e o morde. O gato sai ferido e, intoxicado, encontra um rato que está passando. Então, parte para cima do rato. O rato escapa, mas perde um pedaço do rabo. Quando chega em casa, a ratinha vai brincar com ele. Ele a empurra e diz: 'Sai pra lá, você não percebeu o que fizeram com o meu rabo?' E uma confusão foi armada na casa do rato".

Você percebeu como foi longe o efeito negativo de uma pessoa que é tóxica? E preste atenção: Para o diabo, quanto mais pessoas tóxicas e intoxicadas, melhor é.
Quantos filhos estão contaminados pelo mau humor crônico dos pais? O lar não pode ser um lugar tóxico, mas, sim, nutridor. Para que os filhos sejam criados emocionalmente saudáveis, os pais devem procurar viver a vida com espontaneidade e senso de humor.

       Os seis benefícios de um coração alegre:
1)        Aformoseia o rosto (Pv 15.13). A expressão dos pais pode facilitar ou dificultar o relacionamento com o filho.
2)        A pessoa bem-humorada não faz tempestade em copo d'água (Gl 5.22,23).
3)        Torna o ambiente agradável (Pv 21.9). Uma pessoa alegre contagia o ambiente com positividade.
4)        Contribui para a aproximação (Pv 18.24). Alguém disse que a distância mais curta entre duas pessoas é um sorriso.
5)        Evita doenças psicossomáticas (Pv 17.22). "A alegria faz bem à saúde. Estar sempre triste é morrer aos poucos".
6)        Torna o dia prazeroso (Pv 15.15). "Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre".

Lembre-se, o seu estado de espírito é o resultado da escolha que você faz logo pela manhã. Uma pessoa que escolhe começar o dia com uma oração de gratidão, que lê uma porção das Escrituras Sagradas, que declara que Jesus é o Senhor da sua vida e que determina que ninguém irá estragar o seu dia, com certeza terá um belo dia pela frente, mesmo com adversidades.  

            Pais bem-humorados se relacionam melhor com os filhos e têm mais sucesso no exercício da paternidade (ou maternidade).


Pr. Josué Gonsalves