sábado, 3 de novembro de 2012

A ESPADA


espada


Amados, hoje encerro aqui a republicação  do estudo sobre a Armadura de Deus, que fizemos no ano passado, mas que o Senhor nos orientou a relembrá-lo no último mês. Nesta série de mensagens o Senhor nos orientou em como manter-se firme no caminho, vencer o inimigo e conquistar a vitória em nossas vidas. Quem conseguiu mergulhar, sem barreiras, em sua Palavra, com certeza, fortaleceu a sua fé e preparou-se para a vitória. Neste momento, encerrando o estudo, vamos falar sobre o 5º item da armadura, que é a Espada do Espírito. Arma poderosa, eficaz, indispensável à nossa caminhada. Leia ou ouça a mensagem com o coração pronto a receber de Deus toda orientação que Ele lhe quiser dar. Abra seu coração, deixe Deus falar e você estará pronto para conquistar a vitória.

Como manter-se firme no caminho, vencer o inimigo e conquistar a vitória? Em Efésios 6:17, o Senhor nos fala: Tomai a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. A Palavra de Deus é bússola para nosso caminho e é a nossa principal arma de ataque no campo de batalha. Quando Jesus foi tentado no deserto, sua arma de combate foi a Palavra. Ele, Deus e filho de Deus, usou a Palavra para destruir os intentos de Satanás… Assim deve acontecer conosco! Qual gigante tem se levantado em sua vida? Que tentações tem perturbado a sua alma? Vença-as com a Palavra! Que tipo de pecado te assedia? Que tipo de tentação te seduz a ponto de você não ter forças para resistir? Faça como Jesus e diga não à tentação com a Palavra… És tentado na área sexual? Combata com a Palavra! És tentado na área financeira? Busque a Palavra! Não consegue perdoar? Liberte-se com a Palavra! Maus pensamentos te atormentam? Expulse-os com a Palavra!

Parece repetitivo, mas somente a Palavra de Deus vai te dar forças para vencer a tentação. Por mais vontade que você tenha de deixar o pecado, se você não estiver empunhando a espada do espírito, dificilmente conseguirá vencer…
Mas além dessa função de batalha, a Palavra de Deus também é remédio, restaura nossas forças, renova nosso ânimo, fortalece a nossa fé…

Em Hb 4:12 Paulo nos diz : Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

Quantas vezes, em minhas lutas e conflitos diários, eu encontrei na Palavra do Senhor o refúgio, o alivio e a orientação que eu precisava! Quantas vezes iniciei a leitura da Palavra com o coração amargurado, apertado e , ao terminar a leitura, percebi que era nova criatura! Quantas vezes a misericórdia de Deus me alcançou através da Palavra!

Porque a Palavra penetra até a divisão da alma e do espírito e das juntas e medulas… Quando nos dispomos a ouvi-la, quando a recebemos sem barreiras, ela penetra em nosso ser e vai eliminando todo mal, cauterizando nossas feridas, renovando nossas forças.

Muitas pessoas vivem atrás de profetas, de irmãos e irmãs de oração, vivem na dependência de que alguém lhe traga o remédio para a alma e não percebem que o remédio está em suas mãos. E não é alguém aparentemente mais santo ou ungido que vai ter poder para usá-lo. Não! Ela está ao nosso alcance para que nós a usemos e em toda e qualquer circunstância ou hora. Nos esquecemos que, sabendo manusear a Palavra nos fortalecemos contra o inimigo, acrescentamos á nossa fé e nos preparamos para a vitória.

Qual tem sido a sua posição diária com relação à Palavra de Deus? Quanto tempo você tem destinado à leitura diária da Palavra?
Talvez a sua fraqueza, o seu desânimo, a sua tristeza estejam aumentando porque você mal lê a Palavra. Talvez você não consiga combatê-los porque você não conhece a Palavra!

Em Mt 22:29 Jesus nos disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” Erramos porque não conhecemos! Sofremos porque não conhecemos! Perdemos porque não conhecemos!

Pense nisso!
Busque a Palavra, fortaleça-se com a Palavra, marche empunhando a Palavra!

Depois de falar sobre a armadura do Cristão, de nos mostrar como devemos nos portar no campo de batalha, no versículo 18 de Efésios 6 Paulo enfatiza ainda: “Orando, em todo o tempo, com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica, por todos os santos”.

Conhecer, marchar, orar e vigiar!
Essa é a postura do verdadeiro soldado de Cristo.. Ore em todo tempo, em casa, na rua, na escola, no trabalho, no ônibus, no carro. Sintonize o seu espírito com o Espírito de Deus, vigie em toda circunstância e use a Palavra do Senhor para tomar posse das vitórias.

Pense nisso!
Mude a sua forma de agir diariamente, busque a Palavra, use-a em todos os momentos, persevere, vigie e conquiste a vitória!


Por Deyse Melo