segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A Ponte e a Pinguela


mens_55

Certo homem, depois de muitos anos de trabalho e meditação sobre a melhor maneira de atravessar o rio diante de sua casa, construiu uma pinguela sobre ele. Acontece que os habitantes da aldeia raramente ousavam atravessá-la, por causa de sua precariedade.
Um belo dia apareceu por ali um engenheiro. Junto com os habitantes, construíram uma ponte, o que deixou enfurecido o construtor da pinguela. A partir daí, ele começou a dizer, para quem quisesse ouvir, que o engenheiro tinha desrespeitado o seu trabalho.
-Mas a pinguela ainda está lá! – respondiam os habitantes. – É um monumento aos seus anos de esforço e meditação.
-Ninguém a usa – o homem, nervoso, insistia.
-O senhor é um cidadão respeitado, e nós gostamos do senhor. Acontece que, se as pessoas acham a ponte mais bela e mais útil que a pinguela, o que podemos fazer?
-Ela está cruzando o meu rio!
-Mas senhor, apesar de todo o respeito que temos pelo seu trabalho, queríamos dizer que o rio não é seu. Ele pode ser atravessado a pé, por barco, a nado, de qualquer maneira que desejarmos; se as pessoas preferem cruzar a ponte, por que não respeitar o desejo delas?
Por que, ao invés de tentar melhorar a sua pinguela, o senhor passa o tempo todo criticando a ponte?”
Para aqueles questionamentos o homem não teve resposta…

História baseada  em um conto de Silvio Paulo Albino

Pense nisso…
Quantas vezes preferimos criticar o trabalho dos outros a melhorar o nosso!
Quantas vezes também nos enchemos de ousadia, nos arriscamos para implantar novidades e somos criticados por pessoas que não imaginam o tamanho do desafio que enfrentamos…

Em PV 21:25, está escrito “O desejo do preguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar”.

O desejo do preguiçoso mata porque destrói o que temos de melhor, que é a nossa capacidade de criação e superação…
Um desejo que mata porque está corrompido, totalmente contaminado pela ilusão da vitória sem esforço…
Lembre-se da passagem da tentação de Jesus no deserto em Lc 4: 5-7: “E o diabo, levando-o a um alto monte, mostrou-lhe todos os reinos do mundo. E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero. Portanto, se tu me adorares, tudo será teu”. Era uma promessa de poder e de glória imediata. Pura ilusão, pura fantasia, armadilha ardilosa…
E sabe o que acontece no nosso dia a dia?
O preguiçoso é facilmente enganado pelas promessas do diabo, porque está contaminado pela ilusão da vitória sem esforço. E o pior é que muitas vezes ele  se ilude e nos ilude com a aparência de empreendedor…
Quantas pessoas caem em verdadeiras armadilhas, investindo em negócios mágicos, de lucro aparentemente fácil e rápido.Quantos perdem tudo o que têm porque acreditaram na ilusão da vitória sem esforço!

Em PV 13:4 também está escrito: “A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta”.

O que é um diligente? é aquele que trabalha com zelo, é aplicado, esforça-se diariamente e vigia para que as raposas não destruam a sua lavoura. Ele sabe que, com seu esforço, paciência e cuidado, no tempo certo colherá fartamente.
A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança porque sua semente é vazia, estéril, mas a alma dos diligentes se farta, porque são cuidadosos, esforçados e zelozos…
Quando nos deixamos contaminar pelo vírus da preguiça, nos tornamos cegos e somos facilmente contaminados por outro vírus terrível também: a inveja.
No dicionário, inveja é o desejo de possuir aquilo que os outros possuem, só que sem esforço e suor. O que é preguiça, senão desejar ganhar sem esforço e sem suor?
Preguiça e inveja estão ligados intimamente. Porque quem não vence deseja a vitória do outro.
Quando não consegue o que quer, o preguiçoso, na maioria das vezes, coloca-se a acusar e a caluniar aqueles que vencem com seu próprio esforço. Cegos, sentindo-se injustiçados, são facilmente conduzidos pelos sentimentos da carne.
Mas preste atenção numa coisa…

Talvez você esteja pensando que isso só acontece com os outros, mas se você está vendo esta mensagem hoje é porque Deus tem algo a tratar com você a esse respeito.
Talvez você esteja sendo perseguido por alguém que não se conforma com o seu sucesso. E se isso acontece, você só tem duas atitudes a tomar: perdoar e continuar marchando. Não deixe de fazer o melhor, não se intimide com palavras tolas!
Mas talvez também, em maior ou menor grau, você esteja se sentindo incomodado com alguém que progride ao seu lado…
Talvez o ranço da preguiça e da inveja esteja contaminando o seu coração…
Talvez, como na história, você esteja criticando o trabalho do outro sem perceber que precisa melhorar o seu…

Em Mateus 7:3-5, Jesus nos pergunta: “por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão”.

Faça primeiro o que você tem que fazer e depois ajude o seu irmão a aperfeiçoar-se!
Essa mensagem não se encaixa apenas no campo das obras. mas se encaixa também no campo espiritual e sentimental.
Quantas vezes exigimos perfeição do outro, mas não enxergamos que também precisamos nos aperfeiçoar, mudar!
Exigimos amor, mas não estamos prontos a amar;
Exigimos perdão, mas temos dificuldades para perdoa;
Exigimos coerência no agir do outro, mas somos os primeiros a agir sem coerência. No trabalho somos participativos, companheiros, na Igreja somos santos, mas em casa…
“por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu?”
A preguiça e a inveja podem entrar por uma brecha estreita e contaminam todo o nosso coração.
Nesse dia de hoje Deus está nos tratando.

Avalie profundamente seus atos, suas ações, suas palavras. Observe seus desejos, fique atento a suas reações e, se por acaso, o ranço da preguiça e da inveja, de alguma forma tem penetrado em sua vida, renuncie a isso hoje mesmo, porque Deus quer te ver prosperar.
Ele quer que você usufrua do fruto de seu trabalho, quer te ver crescendo em todos os sentidos.

Deus quer te abençoar!
Ele não faz acepção de pessoas!

Creia nisso, faça a sua parte, e seja feliz!


Por Deyse Melo